24.9 C
Vitória
quinta-feira, 20 janeiro, 2022

ES registra 2º menor número de homicídios no mês de setembro em 25 anos

pmes - ES registra segundo menor número de homicídios em 25 anos
Foto: Reprodução

O Espírito Santo registrou o segundo menor número de homicídios para um mês de setembro, dentro da série histórica dos últimos 25 anos

Por Munik Vieira

Ao todo, foram 85 assassinatos registrados, ficando acima somente dos registros no ano de 2019, quando 74 mortes violentas foram contabilizadas. Ao todo, em 2021, o Estado acumula redução de 1,6% na quantidade de óbitos, em comparação com o ano anterior.

Ações

Após a intensificação dos homicídios em agosto, ações policiais implantadas dentro do programa Estado Presente em Defesa da Vida, lideradas diretamente pelo governador Renato Casagrande, impactaram diretamente para redução dos registros.

O dado representa uma redução de 11% em relação ao mesmo período (setembro) de 2020, além de 21% a menos que o mês anterior (agosto). A região metropolitana da Grande Vitória registrou 38 mortes, terceiro melhor resultado do ano, e apresenta, no acumulado de janeiro a setembro, redução de 16,3% de assassinatos, com 401 mortes em 2021, contra 470 nos nove meses do ano passado.

A região serrana, que no começo do ano chegou a apresentar alta de 33% nos quatro primeiros meses, terminou setembro com queda de um caso no acumulado, ou redução de 2,2%, revertendo o quadro ruim que se instaurou de janeiro a abril. As regiões Norte, Sul e Noroeste apresentam alta de 17%, 12% e 34%, respectivamente.

Na Grande Vitória, com exceção à Capital, que tem empate com os registros no ano passado, todos os municípios apresentam queda significativa de homicídios, sendo 21% de redução em Vila Velha, 17% na Serra, 19% em Cariacica, 25% em Viana e 8% de decréscimo em Guarapari.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade