Notificações do Inmet e Defesa Civil alertam sobre o risco de alagamentos e descargas elétricas com possibilidade de quedas de árvores até o Natal
Por Fabio Gabriel
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, na manhã desta segunda-feira (23), um alerta de temporais no Espírito Santo. Segundo o instituto, os riscos potenciais são de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com ventos intensos de 60 a 100 km/h. O aviso é válido até às 10h desta quarta-feira (25), dia de Natal.
De acordo com a notificação, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta é válido para todo o território capixaba.
Juntamente com o aviso do Inmet, nesta segunda (23), os celulares de moradores da Grande Vitória receberam o primeiro alerta severo de chuvas intensa para o Estado vindo da Defesa Civil. A previsão é de risco de alagamentos, inundações e escorregamentos de encostas em diversas áreas. A notificação do órgão estadual é válida até o dia 24.
O Inmet ainda recomenda que em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. O instituto também alerta para que motoristas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra dica, se for possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em caso de mais informações ou ocorrências, o cidadão pode acionar a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

