O Espírito Santo registrou, nessa quinta-feira (05), o menor número de pacientes por dia internados nos leitos de covid-19 desde o pico da primeira onda, há 1 ano e três meses.
Por Munik Vieira
Os dados levam em consideração leitos em Unidade Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria. A informação foi repassada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, na tarde desta sexta-feira (06), por meio das redes sociais.
- Confira a edição digital da revista ES Brasil
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Nésio publicou ainda um gráfico que mostra a evolução na quantidade de pacientes internados por conta da doença. “Temos uma ocupação equivalente aos dias 13 e 14 de maio de 2020. Ontem eram 463 pacientes internados, sendo 296 casos confirmados e 167 suspeitos ou descartados”, afirma.
Ontem alcançamos no Espírito Santo (ES) o menor nº de pacientes/dia internados nos leitos COVID-19 desde o pico da 1ª onda. Temos uma ocupação equivalente aos dias 13/14 de maio/20. Ontem eram 463 pacientes internados, sendo 296 casos confirmados e 167 suspeitos/descartados. pic.twitter.com/VDgz0dsdJ5
— Nésio Fernandes (@dr_nesio) August 6, 2021
O secretário complementou ainda que o Estado registrou um bom termômetro do comportamento de novos casos moderados ou graves de covid-19. “Temos um terceiro mês consecutivo com redução sustentada do número de pacientes suspeitos ou confirmados com covid-19 dando entradas nos PAs/UPAS da Região Metropolitana de Vitória solicitando internações hospitalares”.
Durante a série de postagens, o titular da pasta de saúde afirma também que a primeira geração de vacinas trouxe uma vantagem aos sistemas de saúde no controle da pandemia, expressa na efetiva redução de casos graves e óbitos.
“No mês de agosto abriremos mais pontos de testagem em rotas de alto fluxo como Ceasa, Terminais Rodoviários e Urbanos e outros. Ampliaremos cada vez mais a oferta. Precisamos da adesão. Adesão é medida ativa, depende da vontade individual ou do responsável”, destaca.