19.9 C
Vitória
sábado, 28 maio, 2022

ES: Mais de 13 mil famílias rurais serão treinadas em 2022

A assistência tem foco na gestão e no aprimoramento técnico da produção. Foto: Divulgação/Senar-ES

O treinamento para aplicação de defensivos agrícolas é uma das maiores demandas do Senar-ES

Com o intuito de ofertar aprimoramento técnico na produção agropecuária, melhoria da gestão das propriedades rurais e qualidade de vida para as pessoas no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) vai realizar neste ano em torno de 1,3 mil treinamentos, a capacitação de cerca de 13 mil pessoas e 500 consultorias.

É o que o Senar-ES prevê para 2022. As consultorias serão realizadas nas propriedades rurais que participam do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da instituição.

Defensivos Agrícolas

O treinamento mais demandado pelos municípios do Espírito Santo em 2021 é o de Aplicação de Defensivos Agrícolas, que ensina a aplicação correta e segura desse material que contribui para o controle de pragas e doenças nas lavouras e o aumento da produtividade.

A consultoria em fruticultura também foi bastante demandada e vai atender produtores que já investem na produção de frutas ou que querem começar uma nova cultura em suas propriedades.

“Investir no conhecimento das famílias rurais é a missão do Senar. Queremos levar ainda mais inovação e tecnologia para o campo, promovendo a formação profissional de adultos e jovens. Também nos preocupamos com a qualidade de vida no campo, por isso oferecemos ações que visam não só o aumento da lucratividade, mas também a promoção social”, explica a superintendente do Senar-ES, Letícia Simões.

Assistência Técnica

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial é outro destaque da instituição e vai atender mais 1.000 propriedades rurais em 2022. Hoje o Senar-ES já assiste 1.500 produtores em diversas culturas como café, leite, cacau, piscicultura, fruticultura e outras.

“Nossa assistência tem foco na gestão das propriedades rurais e no aprimoramento técnico da produção. Os técnicos de campo auxiliam os produtores a verificarem se o negócio é rentável financeiramente e buscam juntos alternativas para aumentar a produção e, consequentemente, a renda das famílias rurais capixabas”, relata Letícia.

Os piscicultores também recebem atendimento técnico. Fonte: Divulgação/Senar-ES

Cursos Gratuitos

O Senar Espírito Santo está com vagas abertas para o Curso Técnico em Agronegócio e o Curso Técnico em Zootecnia até o dia 24 de janeiro, totalmente gratuitos. São 125 vagas distribuídas entre os polos de Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins e Rio Bananal, no Espírito Santo.

Os candidatos precisam ter concluído o ensino médio. As vagas prioritárias são destinadas a produtores rurais e seus familiares, além de trabalhadores do meio rural. Informações aqui.

Como participar

Para participar das ações do Senar-ES, é necessário procurar os Sindicatos Rurais dos municípios, responsáveis por formarem as turmas e realizarem as capacitações. Os contatos podem ser acessados aqui.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade