21 C
Vitória
quinta-feira, 19 DE setembro DE 2024

ES lança projeto que busca restituir celulares roubados e furtados aos proprietários

Medida responde à estatística do Anuário de Segurança 2024, que destacou quatro cidades capixabas entre as 50 com mais furtos e roubos de celulares no Brasil

Por Kebim Tamanini

O Governo do Espírito Santo anunciou o lançamento do “Projeto Recupera”, nesta terça-feira (23), uma iniciativa destinada à recuperação de aparelhos telefônicos roubados e furtados, com o objetivo de devolvê-los aos seus legítimos proprietários. A medida surge em resposta à preocupante estatística divulgada na edição de 2024 do Anuário de Segurança Pública, que apontou quatro cidades do estado entre as 50 com maior número de furtos e roubos de celulares no Brasil.

- Continua após a publicidade -

Segundo o Painel de Crimes Contra o Patrimônio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a cidade da Serra liderou o ranking de furtos e roubos de aparelhos celulares em 2023, com 5.639 casos registrados. Vila Velha (4.208), Cariacica (4.082) e Vitória (3.236) também apresentaram números alarmantes.

O governo estadual destacou que, em média, dois mil celulares são roubados ou furtados por mês no Espírito Santo, um número significativo, embora tenha havido uma redução de 11% em comparação ao ano anterior.

“O projeto será executado por meio de tecnologias avançadas de rastreamento e identificação, bem como a colaboração das operadoras de telefonia e outras autoridades de segurança pública, para localizar e devolver os aparelhos recuperados”, explicou Casagrande durante a coletiva de imprensa.

O “Projeto Recupera” foi implementado com base no sucesso de uma iniciativa semelhante no estado do Piauí, onde quase seis mil celulares foram recuperados em nove meses, resultando em uma redução de 44% nos furtos e roubos de telefones móveis.

“Esse sistema já reduziu o percentual de furto e roubo, além da receptação de aparelhos no estado do Piauí. Nós vamos desenvolver aqui no Espírito Santo o nosso próprio sistema. Temos a certeza de que esse é mais um passo para diminuir os crimes contra o patrimônio, inibindo os bandidos sabendo que os aparelhos furtados ou roubados serão interceptados pela nossa Polícia e devolvidos aos donos”, afirmou o governador.

Os cidadãos que estiverem de posse de celulares identificados como furtados ou roubados serão intimados via mensagens de WhatsApp, enviadas exclusivamente pelo número (27) 99849-4228. A intimação incluirá a unidade policial, a data e o horário para comparecimento e devolução do aparelho telefônico.

Caso não entreguem o aparelho na delegacia, poderão responder por receptação dolosa. “Essa é a primeira fase dessa operação. É uma oportunidade que a polícia está dando para que essas pessoas compareçam voluntariamente. Caso isso não aconteça, elas responderão por receptação dolosa”, explicou o secretário da Sesp, Eugênio Ricas.

Confira na íntegra a entrevista do secretário da Sesp, Eugênio Ricas.

Saiba mais…

Para garantir a segurança e autenticidade do processo, a PCES alerta que não solicitará a entrega do aparelho em qualquer lugar que não seja suas delegacias ou distritos, nem pedirá que o aparelho seja entregue a terceiros como motoboys, motoristas de aplicativos ou outros tipos de serviços de entrega. Ao entregar o aparelho, o cidadão receberá um documento comprobatório de comparecimento e entrega do bem.

Para mais informações, os cidadãos podem acessar o site da PCES ou entrar em contato pelo número de dúvidas. As mensagens serão encaminhadas pelo aplicativo WhatsApp utilizando a linha telefônica (27) 99849-4228, com a foto de perfil do Brasão da Polícia Civil do Espírito Santo.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA