22.1 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

ES há mais de três meses sem novos casos de H1N1

Segundo a Secretaria da Saúde do Espírito Santo o último novo registro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza A (H1N1) ocorreu em abril.

O início deste ano não foi nada fácil para o Brasil, Além dos graves problemas no cenário político que intensificaram a crise econômica, dengue, zika e chikungunya se multiplicavam a “passsos largos”, superlotando hospitais e clínicas com pacientes que não recebiam tendimento médico. Em meio a esse cenário bastante ruim, surgiu ainda a ameaça de surto de H1N1. No dia 02 de abril, o Ministério da Saúde liberou um boletim que indicava 51 casos de óbito em todo país, em consequência da “super gripe”. Na semana seguinte, dia 9 de abril, haviam sido registradas 153 mortes por por Influenza A (H1N1) em todo o país, em um universo de  1.012 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

- Continua após a publicidade -

Felizmente esse cenário mudou. A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) não registra novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza A (H1N1) no estado desde o mês de abril deste ano. Casos ’em andamento’ continuaram sendo registrados até o início de junho. Entre os dias 03 de janeiro e 06 de agosto foram registrados 48 óbitos no Estado. E outros dois óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave estão em investigação para determinar o agente causador, uma vez que SRAG pode ter diferentes causas, não somente os vírus Influenza.

Foto: Divulgação

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA