Mais de 150 profissionais debateram sobre o içamento de cargas em seminário do setor de metalurgia e materiais elétricos
Por Amanda Amaral
Temas relacionados ao içamento de cargas como inspeção de acessórios, segurança e capacitação profissional, foram os destaques no Seminário Capixaba de Manutenção, que também contou com a apresentação de cases de sucesso da Vale, ArcelorMittal, Suzano, Willift, Crosby e El Direct.
Com o tema “Içamento de Cargas na Manutenção Industrial”, a 5º edição do evento foi realizada, nesta sexta-feira (23), em Vitória, na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e do Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer ES).
- Café: ES tem 22,4% do faturamento nacional
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
O objetivo principal do seminário foi incentivar o intercâmbio de informações e divulgar as melhores práticas em conhecimentos e soluções almejando a melhoria da qualidade, produtividade, segurança e racionalização de custos na Manutenção e Gestão de Ativos, segundo o Sindifer.
Abertura do evento
O seminário contou com a participação de mais de 150 profissionais. O presidente do Sindifer-ES, Leonardo Cereza, abriu o evento destacando a importância do tema para toda a indústria e fazendo um resgate sobre as edições passadas.
Na sequência, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Espírito Santo (Senai-ES) e superintendente do Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES), Cláudio Marcassa, ressaltou que todos os dias novas vagas de emprego são oferecidas pela indústria, mas para cargos e funções que exigem qualificação, e que o Senai ES segue com forte atuação e comprometimento para apoiar o setor.
Expositores
Paralelo ao seminário, um espaço destinado à exposição de produtos e serviços uniu estandes de 11 marcas que atuam no segmento industrial. São elas: LeCard; Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico; Viferro; Crosby; Kito; Willift; Greenmac guindastes; El Direct; GM Industrial; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo; e Qualy Soluções. performance.
Segurança na manutenção
A primeira palestra foi ministrada pelo engenheiro e diretor da Willift, Wildson De Jesus, especialista em içamento de cargas com mais de 20 anos de prática e experiência em grandes projetos. Ele apresentou um panorama das atividades de içamento na manutenção e conversou com o público sobre os desafios na atividade, em especial a falha na capacitação profissional, nos protocolos e na gestão.
O diretor técnico da El Direct, Luciano Ferreira dos Santos, trouxe para o seminário uma palestra com o tema “As Máquinas Falam”. Já o gerente técnico-comercial da Crosby, Johnny Forster, conversou sobre como garantir a segurança do trabalhador através da inspeção de acessórios no içamento de cargas, e alertou: “o investimento em equipamentos de segurança adequados é muito menor do que o custo de um acidente”.
Além disso, o instrutor e consultor técnico da Willift Engenharia de Içamentos, Kassio Rodrigo Tonassi, falou sobre como garantir a segurança dos içamentos por meio da inspeção de pré uso dos acessórios. Além disso, um debate sobre o tema foi mediado pelo diretor da GM Industrial, Rodrigo Marchesi, junto aos palestrantes.
Cases de grandes empresas
No evento também foram apresentados cases de sucesso. O engenheiro Wildson de Jesus, como consultor da Vale, falou sobre a desmontagem eletromecânica da usina de CAL, realizada de fevereiro de 2022 a agosto de 2022.
O analista de Segurança do Trabalho da Samarco, Ricardo Luiz da Costa Torres, sobre os padrões de controle de riscos de içamento e movimentação de cargas na empresa.
Em seguida, o consultor da ArcelorMittal, Leonardo Roncetti, compartilhou informações sobre içamentos complexos para a quarta bateria de Coque; e o coordenador de Manutenção Centralizada da Suzano, Walisson Cândido Nunes, dividiu com os participantes como foi feita a atualização dos processos de movimentação de carga na Suzano Aracruz.
Com informações do Sindifer-ES.