24.4 C
Vitória
sábado, 4 dezembro, 2021

ES é o primeiro do País a disponibilizar ônibus adaptado para tirar CNH

O Governo do Espírito Santo entregou uma importante peça para garantir à Pessoa com Deficiência o direito de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma mais digna e potencializando as chances de inclusão no mercado de trabalho

Por Munik Vieira

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) é agora o primeiro do Brasil a adquirir um ônibus adaptado com kit universal para os candidatos realizarem as aulas e exames práticos de Direção Veicular nas bancas especiais em todo o Estado. O investimento total é de R$ 480 mil.

Atualmente, Centros de Formação de Condutores (CFCs) capixabas e de outros estados disponibilizam apenas motos e carros, tendo os alunos que levar os próprios veículos adaptados das demais categorias, muitas vezes alugados ou emprestados, gerando um gasto a mais para eles. A iniciativa que o Governo do Estado implementa atende às legislações vigentes e cumpre com o papel social ao oportunizar o devido acesso também às categorias A, D e E, sobretudo, porque contemplará os processos de habilitação do programa CNH Social, com caráter profissionalizante, e que reserva 5% das vagas para Pessoas Com Deficiência (PCDs).

O governador do Estado, Renato Casagrande, falou sobre a importância desse investimento que gera oportunidades e proporciona a felicidade para muitas pessoas. “Adquirimos esse ônibus adaptado e somos o primeiro Detran do Brasil a dar essa oportunidade a todos os capixabas de tirar uma CNH. Vamos continuar tentando adquirir motos, automóveis e carretas adaptadas para que todos possam tirar suas carteiras de habilitação”, pontuou.

Incentivo

Foto: Helio Filho/Secom

O motorista José Paulo Novaes, da Serra, perdeu uma perna e aguardava pela oportunidade de poder fazer a prova em veículo adaptado para manter sua habilitação na categoria D. “Tive que rebaixar minha carteira e estava aguardando este ônibus adaptado há muito tempo para poder continuar dirigindo veículos de grande porte. Isso é muito importante para que a pessoa com deficiência possa se inserir ou voltar ao mercado de trabalho, como no meu caso. Parabenizo o Detran e o Governo do Estado por essa iniciativa. Fico feliz de saber que podemos contar com esse apoio para a inclusão”, disse.

O pregão eletrônico, ainda em tramitação pelo Detran|ES, abarca também a compra de motos, carros e veículo pesado (carreta), que serão disponibilizados aos alunos PCDs para as aulas e provas práticas em banca especial nas categorias A, B e E. A entrega do ônibus adaptado foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, durante o lançamento das 2.500 vagas da 3ª fase do programa CNH Social.

Estrutura e gestão do veículo para bancas

O ônibus adaptado adquirido pelo Detran|ES conta com kit universal, que compreende itens como acelerador à esquerda; comandos de painel ao volante; comandos de painel para os membros inferiores e/ou outras partes do corpo e prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas de compensação de altura e/ou profundidade, além de outras adaptações que possibilitam a prática das aulas e exames especiais.

A gestão do veículo, no que diz respeito ao agendamento para disponibilização aos CFCs em bancas especiais e fiscalização da utilização, será realizada pelo Detran|ES, por meio da Coordenação de Exames Médicos e Psicológicos (Cemp).

Neste ano, 1.378 condutores realizaram processos de habilitação em veículos adaptados. Nos últimos cinco anos, 7.207 processos de habilitação foram concluídos por pessoas com deficiência em veículos adaptados.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade