24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

ES e Itália: protocolo sinaliza intenção de novos negócios

ES e Itália: protocolo sinaliza intenção de novos negóciosDocumento assinado pelo Governo do Estado e Câmara de Comércio Ítalo-brasileira deve ajudar nas negociações de novas parcerias entre capixabas e italianos

Nesta quinta-feira (10), mais um passo foi dado para fortalecer as relações econômicas entre capixabas e italianos, com a assinatura de um protocolo de intenções para o fomento de novos negócios entre Espírito Santo e Itália, no Palácio Anchieta. O documento foi assinado pelo governador Renato Casagrande; o presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Guerino Balestrassi; representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), e pelo presidente da Câmara de Comércio Ítalo-brasileira, Luciano Feletto. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Marcos Guerra, também esteve presente.

- Continua após a publicidade -

Um dos objetivos da parceria é o fomento de oportunidades de negócios e de inovação que permitirá identificar, atrair e apoiar empreendimentos italianos que tenham potencial para expansão de suas atividades no Estado. “Com esse protocolo, poderemos reforçar a parceria entre os segmentos econômicos do Brasil e da Itália com o intercâmbio de tecnologias, sobretudo para empreendimentos de micro, pequeno e médio portes, em atividades que ainda não são exploradas aqui no Estado”, explicou Balestrassi.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento em exercício, Cristina Santos, este é um resultado positivo da viagem do governador à Itália, em setembro de 2012. “É um modelo de cooperação que visa aumentar as possibilidades de novos negócios entre Espírito Santo e Itália. A intenção é que este protocolo permita que trabalhemos juntos para formar parcerias entre empresários capixabas e italianos, além de ampliar a atração de novos investimentos para descentralizar o desenvolvimento nas dez microrregiões no Espírito Santo”, destacou Cristina.

Para o presidente da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira, Luciano Feletto, o termo de cooperação será importante para a aproximação e geração de oportunidades mútuas. “A Itália tem tecnologia e o Espírito Santo tem tudo, como opções de bons negócios, de parcerias. Esse tipo de acordo permite uma colaboração coordenada dos órgãos institucionais, especialmente na Itália, o que é importante para dar credibilidade junto aos empresários”, avaliou.

Feletto ressaltou ainda que, num futuro breve, é possível que o acordo se concretize de fato, com a instalação de empresas italianas no Espírito Santo. “Temos vários projetos já apresentados aos empresários, alguns já visitaram o Espírito Santo. É possível que nos próximos meses possamos concretizar essa vinda, com empreendimentos que tragam tecnologia que ainda não existem aqui. Agora, com essa parceria e o apoio do governo para coordenar, temos certeza que conseguiremos conquistar empreendimentos importantes”, finalizou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA