Em dez anos, o Estado subiu sete posições na avaliação do MEC.
O Espírito Santo apresentou uma melhora significativa no ranking da educação no Brasil. Segundo o Ministério da Educação (MEC), após dez anos, o Estado passou da 11ª colocação para quarta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com base no Ideb de 2015.
No quesito rendimento acadêmico dos alunos de ensino médio, o resultado foi ainda melhor: 0,3 pontos a mais em 2015, em relação a 2013, o que levou o Estado a ser o segundo do Brasil com o maior aumento no rendimento escolar, perdendo apenas para o Amazonas, que aumentou em 0,5 pontos. E o percentual de aprovação cresceu dois pontos percentuais, passando de 74% para 76%.
Na avaliação do secretário estadual de Educação, Haroldo Rocha, os novos desempenhos são motivo de comemoração. “Foi um resultado extraordinário a avaliação do Ideb de nossas escolas de ensino médio. Um resultado que a gente nunca tinha tido”. Mas o secretário também afirmou que existe o grande desafio de reduzir o número de reprovados no ensino médio. “Adotamos uma série de medidas e uma delas foi o Escola Viva. E o processo de implantação desse projeto foi marcado por grande debate, que trouxe a importante conscientização de que o ensino médio é um desafio”, enfatizou Haroldo Rocha.
O ensino infantil e fundamental se mantém na 8ª posição no ranking geral dos estados, com uma pontuação de 5,7 – sendo o máximo de 10.
Imagem: Divulgação Sedu