23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

ES Brasil Debate discute a problemática das drogas

ES Brasil Debate discute a problemática das drogas

Objetivo é reunir opiniões de especialistas e autoridades em busca de soluções

 

Pelo quarto ano consecutivo, a Revista ES Brasil promove o ES Brasil Debate, desta vez colocando em discussão o tema “As drogas e seu impacto na economia”. O primeiro encontro de 2013 vai abordar o crescente uso de drogas licitas e ilícitas por trabalhadores, e os impactos deste crescimento nas organizações.

- Continua após a publicidade -

Um mapeamento feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que o Brasil acumula 2,6 milhões de usuários de crack e cocaína e 11,7 milhões de pessoas dependentes de álcool. Os números incluem pessoas em idade economicamente ativa e revelvam que a dependência química gera prejuízo tanto para a iniciativa privada quanto para os cofres públicos. Em 2012, 46,8 mil trabalhadores brasileiros foram afastados do trabalho para tratamento contra o uso de álcool ou outras drogas. Destes, 17.642 deram entrada no auxílio doença. Já em atendimentos pelo SUS, R$1,8 milhão foram gastos para tratar cerca de três milhões de dependentes químicos, em 2011.

Números tão expressivos levam empresários, poder público e especialistas a engajarem discussões sobre como combater este mal que ameaça a economia. Tratada como tabu na maioria dos ambientes corporativos, a dependência química acaba criando muros nas relações profissionais, isolando o dependente e prejudicando o desempenho de todo o grupo.

Em busca de solução para este cenário, grandes nomes da esfera de combate às drogas se reúnem para discutir políticas públicas e iniciativas de empresas privadas efetivas para o fim desta epidemia urbana. Estarão presentes na mesa do ES Brasil Debate o Gerente de Comunicação Interna e Externa, Responsabilidade Social e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, Sidemberg Rodrigues; a diretora de Estratégia e Gestão da Associação Brasileira de Recursos Humanos Regional Espírito Santo (ABRH-ES), Jovaneide Sales Polon Batista; o Coordenador Estadual de Políticas Púlbicas sobre Drogas, Ledir Porto; o Juiz Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Paulino José Lourenço; o Diretor Conselheiro do Centro Terapêutico Lighthouse, Waldemar Rocha Junior e o Secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino.

O encontro acontece no dia 27 de junho, quinta feira, a partir das 19h, no Bristol Century Plaza, em Camburi, Vitória. A entrada é franca e as inscrições devem ser feitas pelo site www.esbrasil.com.br/esbrasildebate.

O Es Brasil Debate

Desde 2009, o ES Brasil Debate vem sendo um canal aberto para a discussão de temas voltados para o cenário econômico capixaba, com o objetivo de apontar soluções para os problemas atuais. O foco desses encontros tem promovido discussões, entre especialistas e a sociedade, sobre temas que impactem a vida do capixaba em diferentes aspectos econômicos e sociais. Assuntos como a exploração do petróleo e gás no Espírito Santo, o futuro do agronegócio, inovação tecnológica e sustentabilidade já foram temas dessas reuniões, que sempre contam com grandes nomes do cenário atual.

O ES Brasil Debate adota um formato dinâmico que permite tanto a interação entre os palestrantes como entre estes e o público, promovendo um efetivo intercâmbio de ideias e perspectivas sobre o tema retratado em cada edição. Depois de apresentação dos convidados pelo mediador do debate, serão lançadas perguntas previamente preparadas aos membros da mesa, que terão cinco minutos para respostas. Caso desejem complementar ou contestar o que foi dito, os convidados podem solicitar uma réplica de três minutos.

Num segundo momento, o público terá a possibilidade de realizar novas perguntas, feitas por escrito e selecionadas pelo mediador. Ao final deste bloco, cada convidado da mesa terá cinco minutos para realizar suas considerações finais sobre o tema. O debate terá duração de duas horas e será transmitido e repercutido pelos meios da ES Brasil.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA