Completando 20 anos, a ES Brasil reafirma seu compromisso com a inovação, investindo em automação e IA para entregar conteúdo de forma ainda mais eficiente
Por Erik Oakes
Ao longo das últimas duas décadas, a ES Brasil consolidou-se como uma das principais referências jornalísticas do Espírito Santo, acompanhando de perto os avanços econômicos, sociais e políticos do estado. Nascida como uma revista impressa, a publicação expandiu sua atuação para o digital, abrangendo site, canal no YouTube, Instagram, Spotify e outras plataformas. Agora, aos 20 anos, a ES Brasil reafirma seu compromisso com a inovação, investindo em automação e inteligência artificial para entregar conteúdo de forma ainda mais eficiente.
O presidente da Findes, Paulo Baraona, destacou a importância da ES Brasil para a análise de tendências e qualificação do debate econômico capixaba: “A revista tem sido essencial não apenas na análise de tendências, mas também para a qualificação do debate sobre os desafios a serem superados pelo ES, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado”.
Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ES, ressaltou o papel da publicação na interlocução entre os setores produtivos e o poder público: “A ES Brasil desempenhou um papel fundamental na divulgação de fatos relevantes para os capixabas e na análise de cenários econômicos. A revista é um meio essencial de notícias para empresários e toda a sociedade”.

Já o governador Renato Casagrande, enfatizou a relevância da ES Brasil para o estado: “Nestes 20 anos, a revista se consolidou como importante fonte de informação, refletindo as transformações que vivemos em nosso Estado. Referência na promoção do desenvolvimento econômico do Espírito Santo, a Revista ES Brasil, que leva nosso Estado no nome, traz discussões essenciais sobre desafios e oportunidades, trazendo conteúdos que enriquecem o debate e colaboram com a construção de um Espírito Santo mais próspero. Que venham mais 20 anos de sucesso, sempre com o compromisso de trabalhar pelo nosso estado e pela nossa gente.”


Da impressão à inovação
O diretor-executivo da Next Editorial e responsável pela revista ES Brasil, Mário Fernando Souza, destaca que a publicação sempre buscou acompanhar os ciclos de crescimento do estado. Com um olhar atento ao desenvolvimento local e sua articulação com o Brasil e o mundo, a revista se tornou um canal essencial para aqueles que decidem e influenciam o futuro da região.

“Como missão, queremos entregar para as classes que decidem a economia, a política e influenciam a sociedade conteúdos que façam diferença na tomada de decisão. Para isso, não abrimos mão de investir em inteligência de dados e em canais de distribuição, para estarmos presentes no impresso, no digital, nas redes sociais e nas ferramentas de CRM. Nosso olhar se calibra todo dia com base nas necessidades que o mercado tem”, afirma o diretor-executivo da ES Brasil.
Ao longo dos anos, a revista acompanhou de perto o crescimento e a transformação do Espírito Santo. “A ES Brasil acompanhou o ciclo do petróleo, a revolução logística, as conquistas do agro e a evolução da malha portuária e de infraestrutura”, afirma.
“Acompanhamos o ciclo do desenvolvimento do agro capixaba começando lá atrás, no Caminhos do Campo, e tudo o mais que aconteceu nesse processo. Acompanhamos também o desenvolvimento da malha portuária e logística do Espírito Santo e das soluções de infraestrutura que vêm sendo pensadas e implementadas. Acompanhamos a arrancada do trade turístico e a maturação desse setor. Hoje não é mais sobre o que devemos fazer, mas sobre o que estamos fazendo”, destaca Mario Fernando.
A ES Brasil também testemunhou a mudança na percepção do capixaba sobre si próprio e a crescente valorização do Espírito Santo como um destino para se viver, trabalhar e investir. “Temos registrado a chegada de pessoas que vêm viver aqui, escolhendo o Espírito Santo como lugar para criar filhos, envelhecer e ganhar dinheiro. Afinal de contas, talvez o Espírito Santo seja o estado mais propício do Brasil em termos de infraestrutura, qualidade de vida e custo. Temos grandes indústrias, grandes empresas e uma qualidade de vida similar a cidades do interior, mas com tudo o que uma cidade grande tem”, analisa o diretor-executivo.

Nestes 20 anos, a ES Brasil não apenas narrou a história do Espírito Santo, mas também ajudou a construir esse caminho. E o compromisso continua: acompanhar e antecipar os movimentos do estado, sempre com um olhar crítico e propositivo para o futuro.
Com investimentos constantes em inovação e tecnologia, a ES Brasil se mantém relevante e atualizada. A Redação agora conta com um estúdio moderno e cinco configurações diferentes, ampliando a produção de conteúdo, incluindo entrevistas, podcasts e branded content. A aposta na inteligência artificial também ganha espaço nesse cenário, ajudando na entrega de newsletters personalizadas e conteúdos via WhatsApp.
“Nosso compromisso é com a excelência na entrega de informações estratégicas. E para isso, estamos sempre atentos às tendências, investindo em novas plataformas e aprimorando nossos conteúdos para atender o nosso público, que é muito qualificado”, reforça o diretor-executivo.