26.6 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

ES Brasil 12 anos – A revista do Espírito Santo

Em 2005, o Espírito Santo passava por um período de intenso desenvolvimento econômico. Puxado pelo setor de petróleo e gás, o Estado crescia acima da média nacional e chamava a atenção de empresas, tornando-se o alvo para grandes investimentos. Percebendo a lacuna existente no mercado em termos de informação estratégica e direcionada à área de economia e negócios, a Next Editorial lançou naquele ano a primeira edição da revista ES Brasil. Por meio da publicação, empresários locais e de outros lugares que chegavam a terras capixabas ganharam um veículo confiável e capaz de contribuir nas tomadas de decisões em termos de negócios.

O tempo passou, a revista ganhou corpo e ficou maior. Doze anos depois de sua criação, a ES Brasil é referência na cobertura dos principais fatos da vida econômica, política e cotidiana do Estado, por intermédio de matérias sempre atuais e de artigos escritos por nomes respeitados da inteligência local e nacional. Em suas páginas, executivos, políticos, acadêmicos, estudantes e apaixonados pelo Espírito Santo contaram suas histórias e enriqueceram as pautas de cada mês.

- Continua após a publicidade -

Para o diretor executivo da Next Editorial e editor executivo da ES Brasil, Mário Fernando Souza, o segredo da revista está em uma palavra: segmentação. “Quando você tem uma mídia segmentada e atua de forma estratégica, precisa estar alinhado diuturnamente com o seu público leitor, para ser sempre relevante. A segmentação está intimamente ligada à relevância, com conteúdos que tenham aplicabilidade na gestão, na vida e nas decisões dos nossos leitores, que se tornam fontes, anunciantes e parceiros. Claro, passamos por dificuldades durante esses 12 anos, tivemos várias crises – e ainda estamos no meio de uma –, mas seguimos em frente, graças às parcerias firmadas e ao nosso profundo senso de responsabilidade com o que produzimos”, disse.

Multiplataformas
Depois de sua consolidação e amadurecimento no mercado, a revista passa agora por ajustes que deverão norteá-la no que se refere às novas mídias. No ponto de vista de Mário Fernando Souza, esse investimento deve ampliar a capilaridade da publicação, fazendo com que a ES Brasil se torne ainda mais presente no cotidiano dos capixabas. “Fala-se muito sobre o final da mídia impressa. Isso não é verdade. Enquanto uma criança for alfabetizada com um livro, nós teremos pessoas lendo revistas, livros e jornais. Somos uma revista, no sentido literal e histórico, mas vamos muito além desse formato. Reformulamos o site com vários blogs e colunas, que são abastecidos com conteúdos dirigidos à necessidade de informação de nosso leitor. Também estamos entregando pela primeira vez em áudio, que irá para todas as plataformas digitais, como YouTube, Deezer, Apple Music, Spotify e outras.

ES Brasil 12 anos - A revista do Espírito SantoEntão, o leitor poderá levar a revista para qualquer lugar e ouvi-la quando e onde quiser. É a derivação dos conteúdos, já que na versão impressa não cabe tudo o que produzimos. Essa velocidade de informação segmentada vai aumentar a nossa capilaridade, e estamos falando de centenas de milhares de impactos mensais”, frisou o editor da revista.

Segundo ele, as mudanças devem praticamente dobrar o número de pessoas impactadas pelo conteúdo da publicação. “Temos que pensar no nosso público, que no Estado deve girar em torno de 280 mil pessoas. Mas esse número pode ser muito maior, se contarmos os capixabas ou quem tem uma relação com o Estado, mas que não reside aqui. No mínimo, podemos chegar a 560 mil pessoas, que a gente pode atingir de forma primária com conteúdo, e de maneira secundária, com a marca. Então, esse aumento da nossa capilaridade usando ferramentas digitais, além de ser algo irreversível hoje em dia, aprimora a nossa experiência com o impresso e amplifica a experiência do leitor no uso de diversas plataformas: impresso, digital (PDF interativo), rádio, aplicativo mobile, tudo de maneira prática”, falou.

Para Mário Fernando, o grande desafio é conseguir se adaptar à velocidade com que o público recebe ou espera receber a informação nos dias de hoje, época em que as pessoas são invadidas com informações vindas de todo tipo, por meio de redes sociais, smartphones, TVs, tablets, notebooks, impresso e várias outras. “E nós, como uma empresa de conteúdo, precisamos estar preparados para atender a essa velocidade, entregando a informação de uma forma também atrativa, capaz de prender a atenção do leitor. Nossa expectativa é muito boa, temos aprendido muito e acertado muito mais que errado, no que se refere à descoberta de metodologias de alcance do nosso leitor. Estamos muito felizes com o que estamos fazendo – chamamos essa mudança de plataformização, o que significa que qualquer conteúdo nosso será entregue em vários formatos. E sincronizaremos esses conteúdos com outros similares. Queremos que a informação venha acompanhada sempre de conhecimento para os nossos leitores”, enfatizou.

A publicação foi testemunha do período de bonança do Estado, que passava por um grande ciclo de desenvolvimento. Esse bom momento foi interrompido a partir de 2014, e agora é hora de os capixabas buscarem a retomada do crescimento. A revista tem uma percepção sempre otimista em relação às pessoas. “Economia, sociedade, política e outros temas existem por causa das pessoas. Se a gente incentivar as pessoas a buscarem sempre o melhor, estaremos estimulando o desenvolvimento. Eu tenho uma grande preocupação com o pessimismo digital. Estamos tendo a crise da carne, e tivemos no mês passado a crise da segurança pública. Vimos como as redes sociais, que são coisas boas, podem ganhar um papel equivocado, trazendo informações que não são verdadeiras.

E a publicação, que foi testemunha de um momento favorável da economia, tem hoje a obrigação de continuar trazendo conhecimento verdadeiro, em contraste a tantos boatos a que as pessoas são expostas”, lembrou Souza.

Leitura de cabeceira para muitos empresários capixabas, a ES Brasil se pauta pela informação remissiva, que é aquela que consolida os fatos e trata os temas de maneira conclusiva acerca de determinado tempo. Tudo baseado em dados estatísticos e científicos. São 12 anos buscando cumprir o seu papel, por meio de seus articulistas; de seus parceiros, que são fontes das mais qualificadas; e do seu corpo editorial, que segue essa dinâmica. Os assuntos são aqueles relevantes para o público, o protagonista do desenvolvimento do nosso Estado. A ES Brasil celebra aniversário com mais volume e mais profundidade. O mercado agradece, assim como os capixabas.

Depoimentos de algumas pessoas que participaram e participam da trajetória da ES Brasil:

ES Brasil 12 anos - A revista do Espírito Santo“A ES Brasil se tornou uma referência no Espírito Santo por pautar, sempre de forma aprofundada, assuntos essenciais para o desenvolvimento do Estado. São 12 anos ouvindo as principais lideranças capixabas, apresentando demandas da sociedade e buscando soluções viáveis para estimular o crescimento de nossa economia. Publicações dessa relevância são fundamentais para compreendermos as mudanças no Espírito Santo e nos prepararmos para o futuro.”
Marcos Guerra, presidente do Sistema Findes

ES Brasil 12 anos - A revista do Espírito Santo“Sempre considerei a ES Brasil uma referência em conteúdo jornalístico, com matérias objetivas e extremamente relevantes. Ela aborda todos os assuntos de uma forma sucinta. Sua presença é outro destaque. Todos os clientes que visito têm sempre uma ES Brasil à mão. Desde 2009 sou parceiro e leitor assíduo da revista. Parabéns a todos por essa importante marca, não é toda revista que alcança essa idade com essa qualidade, e tenho certeza que muitas novidades virão por aí, mantendo a publicação sempre atual.” Eduardo Couto, presidente da Totvs-ES

ES Brasil 12 anos - A revista do Espírito Santo“A ES Brasil é uma publicação muito positiva e relevante para o nosso Estado. Ela trata do cotidiano da nossa gente e do cenário econômico local, permite à sociedade acompanhar melhor os resultados da região, além de possibilitar comparações com outras unidades da Federação. É uma revista que ao longo dos anos mostra as potencialidades do Espírito Santo e promove o debate sobre a importância de sabermos aproveitar as ferramentas para alcançar esse potencial.” Arilda Teixeira, economista e professora da Fucape

ES Brasil 12 anos - A revista do Espírito Santo“Entendo que, para ser de excelência, uma comunicação precisa estar relacionada e sincronizada com os contextos social, político, ambiental, corporativo e pessoal, possibilitando aos seus espectadores desenvolverem maiores habilidade e versatilidade para compreenderem melhor o cenário em que estão inseridos. Considero a ES Brasil um desses canais de comunicação capazes de oferecer informação de qualidade em todas as esferas, sobretudo nas áreas relacionadas ao empreendedorismo e à capacitação, estimulando no leitor a contínua busca pelo conhecimento pela inovação. Parabéns por esses 12 de contribuição ao empreendedorismo capixaba, não esquecendo nunca a vertente humana e espiritual de cada negócio.” Sidemberg Rodrigues, gerente-geral de Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil

ES Brasil 12 anos - A revista do Espírito Santo“É uma revista que supera todas as expectativas.
A ES Brasil começou como local, mas hoje tem um alcance nacional em seus conteúdos. Trata-se de um publicação consolidada e a considero importantíssima para o nosso Estado, debatendo sempre assuntos da ordem do dia, além de vislumbrar coisas que o grande público só falará lá na frente. Por exemplo, participei de algumas matérias que tratava de cidades inteligentes dois anos antes de o tema chegar com força a outros lugares. A ES Brasil é uma revista de vanguarda e continuará sendo.” André Gomyde, presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas

ES Brasil 12 anos - A revista do Espírito Santo“A ES Brasil tem uma qualidade que normalmente só há nas mais importantes publicações nacionais. Ela é muito importante por contemplar todos os acontecimentos econômicos, sociais e empresariais aqui no Espírito Santo. Durante esse longo tempo, muitas com proposta parecida vieram e ficaram pelo caminho, mas a ES Brasil se manteve, sendo sempre uma revista com profundidade e credibilidade. A ES Brasil é um patrimônio hoje do nosso Estado.”
José Luis Galvêas, diretor-presidente da Galwan Construtora e Incorporadora

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA