Os empreendedores capixabas também utilizam redes sociais como Instagram e Facebook, além de 83% deles aderirem ao PIX
Por Amanda Amaral
Especialmente durante a pandemia da Covid-19, quando o contato pessoal foi restrito por precauções à saúde, muitos empresários capixabas, principalmente os que comandam pequenos negócios, enxergaram a internet como uma alternativa viável. Atualmente, 90% deles preferem vender pelo Whatsapp.
Além disso, 69% dos empreendedores capixabas usam redes sociais para vender como o Instagram, seguido pelo Facebook, que ocupam posições de destaque como as ferramentas mais utilizadas, segundo a analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), Andrea Gama.
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“Os consumidores estão nas redes sociais, portanto, todas as ferramentas, quando bem utilizadas, podem trazer benefícios para o empreendedor. Quando ele consegue entender em quais redes estão concentrados os clientes e também as funcionalidades de cada rede, é possível definir campanhas e trabalhar de maneira segmentada, alcançando com mais facilidades aquelas pessoas que se converterão em vendas”, avalia.
Ferramenta de Vendas
Outra inovação que está presente na rotina de comercialização nas empresas é a adesão ao Pix, utilizado por 83% dos empreendedores capixabas para realizar vendas. Os dados são da Pesquisa de Impactos da Pandemia nos Pequenos Negócios, do Sebrae.
No Espírito Santo, o uso de redes sociais, que já era uma tendência, foi acelerado a partir de 2020. De acordo com o levantamento, antes da pandemia, apenas 42% dos empreendedores utilizavam essas ferramentas. “Os empreendedores precisaram aprender de forma rápida a utilizar as ferramentas digitais e com o passar dos meses entenderam que além de manterem os clientes, podiam ampliar os seus alcances. A pandemia acelerou este processo e fez muitos empreendedores se capacitarem para atender e vender de forma mais adequada”, destaca Andrea Gama.
Com informações do Sebrae/ES.