Do total de empresas de turismo no ES, 97,74% são pequenos negócios, a meta é aumentar em 30% o número de empreendimentos que atuam no segmento
Por Amanda Amaral
O Espírito Santo reúne quase 62 mil empresas de turismo, das quais 97,74% são pequenos negócios. A meta é até 2026 aumentar em 30% o total de empreendimentos que atuam no segmento. Já o turismo de experiência passou de 78 atrações registradas até 2024 para 179 até abril deste ano. Com isso, o Estado aumenta sua oferta em 129% de novas experiências.
As informações foram divulgadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em evento no Clube Ítalo Brasileiro, em Vitória, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), entre outras entidades do segmento.
O motivo do encontro foi apresentar números que demonstram o desenvolvimento do turismo no Estado a partir de ações que vêm sendo implantas e intensificadas em todo o Espírito Santo por estes atores. Em 2024, os negócios voltados para o turismo chegaram a 61.723, de acordo com o Sebrae/ES. Somente o CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas – de alimentação tem mais de 44 mil empreendimentos.
Mais de 30 famtours e presstrips impulsionaram a visibilidade, comercialização e valorização dos destinos turísticos capixabas, e seis novas operadoras passaram a oferecer pacotes com o Espírito Santo desde o ano passado. O número de empreendimentos turísticos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, também apresentou aumento de 28,5% durante o ano de 2024.


O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, salienta a participação da instituição nesses importantes resultados: “em 2024, foram investidos R$28.089 milhões diretamente no atendimento ao turismo, sendo R$16.389 milhões provenientes de recursos exclusivos do Sebrae/ES. Outros R$11.700 milhões foram viabilizados por meio de parcerias estratégicas, ampliando o alcance das ações e fortalecendo a estruturação do setor”.
Territórios prioritários
Em sua apresentação, Pedro Rigo destacou que o Sebrae/ES traz novas estratégias para 2025, com foco em direcionar esforços para territórios prioritários. São eles: a Rota Quilombola, em São Mateus e Conceição da Barra; a região do Grande Buda, em Ibiraçu; Lajinha, em Pancas; Polo Cervejeiro e Araçatiba, em Viana; Pindobas, em Venda Nova do Imigrante; Araguaia, em Marechal Floriano; a Rota da Ferradura, em Guarapari; e os 7 Cumes, no Caparaó.
A atuação do Sebrae/ES será baseada nas necessidades de cada território, segundo explicou Pedro Rigo em sua apresentação. Nos locais onde o turismo ainda é incipiente, o foco está na sensibilização e no fortalecimento da governança local. Já em destinos com maior potencial ou atividade consolidada, os esforços se concentram na melhoria de infraestrutura, no acesso a mercados e no desenvolvimento de negócios.
Outra iniciativa do Sebrae/ES ao longo de 2024 foi fortalecer os Conselhos de Turismo nos territórios, ou seja, a governança local, que é formada por representantes do setor público, privado e terceiro setor. Segundo a instituição, a meta é atingir 100% das governanças com pontuação acima de 9 até novembro de 2026.
Números do setor turístico
Ano passado, o Sebrae/ES alcançou 19.261 empresas ligadas ao turismo — o equivalente a 33,8% dos negócios do estado enquadrados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae).

A meta da instituição para novos produtos turísticos de experiência é alcançar 500 experiências turísticas até novembro de 2026, com o objetivo de chegar a 179 empresas com experiências formatadas até o ano de 2025. Além disso, há uma proposta para que a variação do número de novas empresas de atividades turísticas no estado seja superior a 30% da variação geral de empresas no Espírito Santo, conforme dados da Receita Federal de 24 de abril de 2025.
O faturamento no Espírito Santo, em janeiro de 2025, cresceu 11,8% em relação a 2024. Desta forma, no ranking entre estados brasileiros, o estado capixaba ocupa o segundo lugar, com 0,1% atrás do primeiro colocado, Goiás, segundo dados da FecomercioSP – Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo IBGE (com informações do Sebrae-ES).