24.4 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Apae da Serra inaugura projeto de equoterapia hoje

O projeto de equoterapia é o resultado da parceria entre a Semas, o FIA, e conta com o patrocínio da Eco 101

Visando a colaborar com o tratamento de crianças e adolescentes que são atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da Serra, a instituição contará a partir desta segunda-feira (30) com o projeto de equoterapia.

O Projeto de Equoterapia é o resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social da Serra (SEMAS) e o Fundo Municipal da Criança e Adolescente (FIA), e conta com o patrocínio da Eco 101.

- Continua após a publicidade -
Apae da Serra inaugura projeto de equoterapia hoje
A equoterapia auxilia nos movimentos e na capacidade cognitiva das crianças e adolescentes atendidos pela Apae. – Foto: Divulgação / Apae

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo para auxiliar o desenvolvimento de pessoas com deficiência e proporcionar uma melhora na qualidade de vida delas. Assim, cerca de 45 frequentadores da Apae poderão contar com a nova modalidade.

Os atendimentos serão realizados sempre de segunda a sexta-feira, no Centro de Equoterapia Mestre Álvaro (CEMA), local que permite que os usuários tenham contato com a natureza, localizado próximo da Área de preservação do Morro Mestre Álvaro.

O coordenador de sustentabilidade da Eco 101, Caio Barros, a empresa tornou-se patrocinadora do projeto que faz parte do posicionamento social da empresa. “Esse é um projeto que concorda com a visão de sustentabilidade da Eco 101, porque promove melhoria na parte social das comunidades lindeiras por onde a rodovia passa”, afirmou.

Equoterapia

A equoterapia é um método indicado a pessoas com paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, dificuldades com o desenvolvimento da linguagem, autismo, hiperatividade, síndromes, deficiência visual e/ou auditiva, sequelas de traumas, AVC e TCE, depressão e esquizofrenia, entre outros transtornos mentais.

A médica veterinária Fernanda Moscon frisou que a equoterapia proporciona desenvolvimento com benefícios físicos, psicológicos, educacionais e sociais a quem pratica. “A prática desta terapia exige participação do corpo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização corporal e aperfeiçoamento da coordenação motora, do equilíbrio e postura; educa o sistema nervoso sensorial; ajuda a manter articulações íntegras e dentro da normalidade, realiza reeducação respiratória, contribuindo como um todo para proporcionar melhor desenvolvimento em atividades de vida diária e prática da pessoa com deficiência”, disse.

Segundo Fernanda, a equoterapia “também desenvolve novas formas de socialização e autoconfiança e estima própria, promovendo motivação por meio da aceitação incondicional, dentre várias outras contribuições ao bem-estar, objetivando também a autonomia e independência do praticante”.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA