29.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Casagrande define novos secretários

Houve mudança no comando da Cesan que havia sido anunciado na semana passada

O governador eleito, Renato Casagrande, anuncia outros cinco nomes que comporão sua equipe de governo. Paulo Foletto conduzirá a secretaria de Agricultura; Marcus Vicente assumirá a secretaria de Desenvolvimento Urbano; Cristina Engel comandará secretaria de Ciência e Tecnologia; Denio Arantes será o diretor da Fapes; e Cael Linhalis assumirá a presidência da Cesan.

Casagrande explicou o motivo por qual o já anunciado para a presidência da Cesan, Alcio de Araujo, não poderá assumir a função. “Alcio era representante de uma empresa de vigilância aqui no Estado e assinou um contrato com a Cesan há alguns meses. E a lei impede que quem tenha assinado contrato com alguma empresa possa fazer a gestão da mesma se tiver menos de três anos da assinatura do contrato. Dessa forma, Alcio ficaria impedido de assumir a função. Mas certamente ele irá contribuir com o governo de alguma outra forma”, disse.

- Continua após a publicidade -

Casagrande comentou ainda sobre a grande parte da equipe já anunciada. “Temos mais de 80% da equipe de secretários composta. Hoje agregamos experiência com a presença do Paulo Foletto como futuro secretário de Agricultura, do Marcus Vicente como futuro secretário de Desenvolvimento Urbano, e incorporamos também novidades. Pessoas que estão chegando na administração pública agora mas com experiência em outros órgãos, como a professora Cristina Engel que será nossa secretária de Ciência e Tecnologia, além do Denio e do Cael. São pessoas que não são da vida pública no dia a dia. A gente traz inovação, novidade, e ao mesmo tempo experiência. As pessoas me elegeram para fazer essa transição política de incorporar novos gestores na vida pública capixaba para que possam ir nos substituindo e ao mesmo tempo manter uma experiência que nos dar uma estabilidade na relação com a sociedade”, disse.

Conheça
Casagrande define novos secretários
Paulo Foletto – Secretário de Agricultura (Fotografia – Raphael Marques)

Paulo Foletto, 62 anos, é deputado federal. Médico cirurgião, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Entre 1993 e 1996, exerceu o mandato de vereador. Em 2002, foi eleito deputado estadual e reeleito em 2006. Em 2011, Foletto assumiu seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e exerce, nessa Legislatura, seu segundo mandato na Casa.

 

Casagrande define novos secretários
Marcus Vicente – Secretário de Desenvolvimento Urbano (Fotografia – Raphael Marques)

Marcus Vicente, 64 anos, formado em Direito. É deputado federal. A carreira política começou em 1976, quando foi eleito vereador de Ibiraçu. Em seguida, foi prefeito do município por dois mandatos. Está no quinto mantado de deputado federal. Foi secretário Estadual de Turismo e da Casa Civil. É vice-presidente reeleito da CBF, único capixaba a ocupar tal posição.

 

Casagrande define novos secretários
Cristina Engel – Secretária de Ciência e Tecnologia (Fotografia – Raphael Marques)

Cristina Engel de Alvarez, 57 anos, arquiteta com mestrado e doutorado na área de tecnologia. Ingressou na Ufes em 1994. Desde 1987, desenvolve atividades vinculadas à Ciência e Tecnologia, especialmente nas áreas de arquitetura, urbanismo e das engenharias, mas também em cargos de gestão, como coordenadora de curso, diretora de centro, conselheira em vários conselhos. Atualmente é coordenadora de um grupo internacional vinculado à sustentabilidade urbana composto por 7 países

Casagrande define novos secretários
Denio Rebello Arantes – Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES (Fotografia – Raphael Marques)

Denio Rebello Arantes, 63 anos, bacharel em Física e Matemática, mestre em Física e tem doutorado em Ciência dos Materiais. Professor de carreira do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) desde 1998, instituição em que também foi reitor, eleito em 1998 e reeleito em 2012. Em 2011, foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – Conif. Como pesquisador, tem dezenas de artigos e capítulos de livros publicados. Participou da preparação do Documento Base para políticas públicas de educação do Programa Nacional para a Integração da Educação Profissional e Básica da Juventude e Educação de Adultos – Proeja. Em 2015, foi nomeado como representante da Rede Federal no Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

Casagrande define novos secretários
Cael Linhalis – Presidente da Cesan (Fotografia – Raphael Marques)

Carlos Aurelio Linhalis, 57 anos, formado em Administração, pós-graduado em Administração com ênfase em Gestão. Trabalhou por 33 anos na Caixa Econômica Federal exercendo diversas funções de gestão até ser superintendente regional da Região Sul do Espírito Santo. Foi professor universitário por nove anos no curso Administração das disciplinas Gestão Financeira e Gestão de Pessoas na FACEC – Faculdade de Ciências Econômicas. Tem cursos na área de gestão, financeiro, desenvolvimento de pessoas.


LEIA MAIS

– Diretora técnica do IJSN e secretário de Controle e Transparência
“Banestes continuará público”, diz governador eleito
Comando das polícias é anunciado por Casagrande
Anunciados gestores das secretarias de Educação, de Segurança e de Governo, e procurador geral do Estado
Conheça quem ficará a frente da Comunicação, Casa Civil e Instituto Jones dos Santos Neves na gestão Casagrande
Governador eleito anuncia equipe de transição

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA