Prazo para entrega do DITR encerra nesta segunda (30)

Foto: Aires Mariga / Epagri

O prazo de entrega das declarações feitas por proprietários rurais encerra às 23h59 de hoje

A Receita Federal recebe até esta segunda-feira (30), a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural que deve ser entregue por pessoas física ou jurídica que sejam proprietárias d imóvel rural.

O prazo encerra às 23h59. Neste ano, o Fisco espera receber 5,7 milhões de declarações, contra 5.661.803 entregues no ano passado.

É importante lembrar que o proprietário não entregar a declaração no prazo correto pagará multa de 1% ao mês sobre o imposto devido ou R$ 50, de acordo com o maior valor vigente.

Além disso, se houver erros ou inconsistências depois de apresentar a declaração, o contribuinte poderá enviar uma declaração retificadora, sem a interrupção do pagamento do imposto apurado na declaração original.

O contribuinte que perdeu a posse da propriedade entre 1º de janeiro de 2019 e a efetiva apresentação da declaração também deverá apresentá-la. As pessoas que estão isentas não precisarão enviar o documento.

A DIRT pode ser preenchida por meio do site da Receita Federal (RF), mas se o contribuinte não tiver acesso à computadores e internet poderá entregá-la por meio de mídias removíveis, como pen drive, em uma unidade da RF mais próxima.

*Da redação, com informações da Agência Brasil.

 

Conteúdo Publicitário