20.5 C
Vitória
domingo, 13 junho, 2021

Entenda como será a vacinação de gestantes com a Pfizer

A vacinação de gestantes e puérperas com doses da AstraZeneca no Espírito Santo continua suspensa.

Por Munik Vieira

A partir de agora, grávidas e puérperas com e sem comorbidades passarão a receber doses da vacina Pfizer/BioNTech. A continuidade da vacinação ocorrerá de maneira regionalizada.

A Secretaria da Saúde ainda aguarda orientações do Ministério da Saúde em relação ao cumprimento do esquema vacinal das gestantes que já receberam a primeira dose da AstraZeneca.

ES terá cidades-polo para vacinar gestantes

Anteriormente destinadas à Capital, Vitória, as doses da Pfizer passarão, a partir de então, a atender o público de gestantes e puérperas em todo o Estado.

Foram definidas 14 cidades para receber as doses: Aracruz, Cachoeiro De Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitoria.

A distribuição acontecerá ao longo desta sexta-feira (14).

Em relação à Região Sul de Saúde, as doses serão encaminhadas primeiramente à Regional e, após levantamento do quantitativo do público, serão encaminhadas a Cachoeiro de Itapemirim e a Guaçuí.

A organização da vacinação deste público será das gestões municipais, com articulação entre as cidades polos. A orientação, por parte da Secretaria da Saúde é que sejam feitas estratégias mistas, com a participação de equipes volantes nos demais territórios ou levando-as aos pontos de vacinação das cidades definidas.

A logística de distribuição se deve às especificidades do imunizante, em especial ao seu armazenamento e manejo. Além disso, profissionais dos municípios selecionados participaram de capacitações com equipe estadual para aprendizagem das técnicas utilizadas para aplicação da Pfizer.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade