24.8 C
Vitória
domingo, 25 outubro, 2020

Ensaio fotográfico alusivo ao outubro rosa

Leia Também

Saúde planeja incentivo para ações em prol de alimentação saudável

O excesso de peso, que se dá a partir do IMC 25 kg/m2, também se tornou mais frequente na sociedade brasileira

Alerta de chuva forte em todo o Estado

O espirito santo deve receber ate o final de semana chuvas forte e com muito volume.

Ensino a distância ganha espaço no ensino superior

O Censo da Educação Superior de 2019, divulgado hoje (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que quatro a cada dez calouros no ensino superior optaram por se matricular em cursos de graduação a distância.

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1.990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.733/2.018.

É o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.

No Espírito Santo, o cabeleireiro Dirceu Paigel abraçou esta causa e realiza mais uma edição do Projeto Você é Única durante todo o mês de outubro. E, na próxima terça-feira, dia 13, acontece mais uma ação do projeto, onde as mulheres indicadas pela Associação Feminina para Educação e Combate ao Câncer (Afecc) serão recepcionadas por Dirceu para um Dia de Beleza e Ensaio fotográfico.

Cuidados na pandemia

“Atualizamos o projeto com novos protocolos de segurança e saúde para receber as participantes para esse dia especial. Com esse ensaio mostramos que cada mulher é única e tem sua beleza. Em tratamento, com ou sem perucas, elas são especiais”, destaca o cabelereiro que há mais de 15 anos realiza um trabalho social no Hospital Evangélico de Vila Velha, Afecc e Fundação Laço Rosa, no Rio de Janeiro, produzindo e entregando perucas para mulheres em tratamento contra o câncer que não têm condições de comprar uma.

Participam desta edição mulheres que enfrentaram a doença e hoje estão curadas, inclusive, a palestrante motivacional Renata Pimentel, que é voluntária da Afecc. Em sua trajetória contra a doença ela fez quimioterapia e passou por uma mastectomia total da mama esquerda com esvaziamento axilar e, hoje, saudável compartilha sua experiência com mais de 5 mil seguidores no Instagram e motiva outros pacientes em tratamento.

Outro exemplo de superação é a auxiliar de cabeleireiro Celbia Alves, que descobriu o câncer de mama aos 36 anos. Hoje, aos 38 anos e curada da doença, ela retomou o sonho de ser um profissional do ramo da beleza e segue se capacitando para ser uma cabeleireira. Já a aposentada Rita de Cássia Pádua de Souza conta que descobriu a doença durante uma troca de roupa. “Aprendi a agradecer pela vida todos os dias. Antes de cada sessão de quimio, eu agradecia e não sofri com os efeitos colaterais”, relata.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Banestes promove ações de conscientização

As ações são para conscientização e em apoio à Semana da Segurança Digital

Cinemas voltam a funcionar

As redes kinoplex e Cinemark voltaram a abrir as portas depois de meses fechados.

Ação do Outubro Rosa chega em acampamento cigano

O acampamento Cigano em Praia Grande, no município de Fundão, recebeu a visita da secretaria de direito Humanos e da saúde, juntamente com a Associação Feminina de Combate ao Cancer(Afecc). A visita faz parte da Ação Integrada do Outubro Rosa.

Disque-Denuncia completa 19 anos de existência

O Disque-Denúncia 181 da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) completou 19 anos de existência e auxílio no trabalho policial no Espírito Santo.

Instituto capixaba investe 1 milhão de reais em startups

Os futuros empreendedores capixabas serão contemplados com o investimento de R$1 milhão, para quem deseja abrir seu próprio negócio.

Um dia No Parque

O parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, está participando do Festival um Dia no Parque.

ES Brasil Digital

Capa ES Brasil 181
Continua após publicidade

Fique por dentro

Governo revisará projeção de queda do PIB para 2020 em novembro, diz secretário

"Todos os indicadores de atividade mostram um forte recuperação em V da economia", afirmou Waldery

Boletim aponta queda no turismo do Espirito Santo

O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, destacou a importância deste acompanhamento sistematizado, que permite o planejamento de ações cada vez mais eficientes

Guedes volta a enfatizar necessidade de acelerar privatizações

"No primeiro ano em meio de governo fizemos nosso dever de casa e agora vamos fazer um road show de investimentos", completou o ministro

Guedes: estamos próximos de assinar acordo com EUA para evitar dupla taxação

Segundo o ministro, as novas reformas e novas fronteiras de investimento em diferentes setores possibilitarão o crescimento

Vida Capixaba

Banestes promove ações de conscientização

As ações são para conscientização e em apoio à Semana da Segurança Digital

Cinemas voltam a funcionar

As redes kinoplex e Cinemark voltaram a abrir as portas depois de meses fechados.

Ação do Outubro Rosa chega em acampamento cigano

O acampamento Cigano em Praia Grande, no município de Fundão, recebeu a visita da secretaria de direito Humanos e da saúde, juntamente com a Associação Feminina de Combate ao Cancer(Afecc). A visita faz parte da Ação Integrada do Outubro Rosa.

TRE-ES promove o I Fórum Internacional de Inteligência Artificial e Eleições

O evento contará com palestrantes internacionais e com a mediação do Presidente do TRE-ES, Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior.
Continua após publicidade