29.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 abril, 2020

Consumo de energia e combustível afetados pelo coronavírus

Leia Também

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

IPRF: prazo para entrega é prorrogado pelo governo

O prazo para a entrega do IPRF foi alterado para 30 de junho, mas mesmo tendo mais tempo, não deixe para a última hora. Saiba mais!

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Bolsonaro sanciona lei da renda básica emergencial

Projeto de lei cria uma renda básica emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa. Saiba mais!

Por conta do isolamento domiciliar em todo o Brasil, pessoas deixam de abastecer e consomem mais energia por estarem em casa

O isolamento domiciliar determinado por autoridades de saúde já causam impactos nos consumos de energia e combustíveis em todo o Brasil. Por conta disso, a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP) solicitou a flexibilidade de horários de funcionamentos dos postos.

De acordo com a Federação Nacional de Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), os postos estão sentindo o efeito do isolamento, com a redução de pessoas que abastecem diariamente.

A Fecombustíveis solicitou à ANP a redução dos horários dos abastecimentos das 7 às 19 horas e que fossem fechados aos domingos, mas apenas a primeira solicitação foi acatada.

O presidente da entidade, Paulo Miranda, disse que o pedido para fechar os postos um dia da semana visava a reduzir despesas das empresas do setor. “A venda aos
domingos já despencou e mesmo assim temos que manter funcionários e pagar hora extra”, alegou.

Energia

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o consumo de energia começou a apresentar sinais de retração no dia 19 de março, quando foi 2,3% inferior ao verificado uma semana antes. No domingo (22), a queda foi de 8,9% na mesma base de comparação.

Com isso, caiu também a necessidade de geração hidrelétrica, o que possibilita a recuperação do nível de armazenamento dos reservatórios. No domingo, as usinas da região Sudeste e Centro Oeste tinham 48,7% de sua capacidade. Há um mês, eram 37,5%

Recessão

Segundo o economista Vaner Siimões, os ciclos econômicos se modelam como Recuperação, Prosperidade, Recessão e Depressão. Porém, se o cenário mundial continuar operando desta formas, não haverá consumo.

“Se as cadeias produtivas continuarem assim por mais 40 dias, é muito provável que cadeias produtivas importantíssimas sejam quebradas e daí, com certeza, vai haver uma Depressão na economia, sobretudo, ocidental”, disse Vaner.

O economista acredita que é necessário encontrar uma nova vacina ou medicamento para que a doença não avance e não prejudique a economia mundial. “Todos teremos de escolher entre muitas mortes ou milhões de desempregados, é lamentável, mas este é o cenário mais provável. Não podemos deixar a economia desaquecer num nível que levará uma década para recuperação”, avaliou.

Ele afirma, ainda, que se a quarentena continuar “não adianta ter queda de preço, pois não haverá mercado para compra. Com certeza, haverá queda abrupta na oferta e demanda agregada globais”.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inspire-se: aprenda a poupar e a investir com bons livros

Conheça alguns títulos que podem ajudar a você e a sua família a entrar nos eixos Mesmo com tantos bons exemplos nas prateleiras das...

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Vida Capixaba

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!
Continua após publicidade