21.6 C
Vitória
sexta-feira, 24 setembro, 2021

Recorde negativo: Enem tem menor quantidade de inscritos desde 2007

O Ministério da Educação (MEC) informou, nessa quinta-feira (15), que foram registrados pouco mais de quatro milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por Munik Vieira

Esse é o menor número desde 2007, quando 3,57 milhões de pessoas se inscreveram. No entanto, o instituto afirma que a quantidade de inscritos não é definitiva e pode ser ainda menor, uma vez que os candidatos têm até a próxima segunda-feira (19) para pagar a taxa de inscrição de R$ 85,00.

De acordo com o MEC, do total de inscritos, 3,9 milhões se inscreveram para realizar o exame na versão impressa, enquanto 101.100 pessoas optaram por fazer a versão digital, que é oferecida exclusivamente para quem já finalizou ou vai concluir o ensino médio este ano. Para as duas modalidades de prova, o exame terá a mesma data.

Em comparação com o ano passado, a quantidade de inscritos para fazer a prova ainda é menor, quando 6,1 milhões se inscreveram para fazer o exame, principal porta de entrada dos estudantes no ensino superior. Por outro lado, quase metade dos confirmados não compareceu aos locais de prova no ano passado, aplicada em meio à alta de casos de covid-19.

Instituições públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou Programa Universidade para Todos (ProUni) usam as notas obtidas no Enem para selecionar novos alunos. As provas desta edição ocorrem nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

*Com informações da Agência Estadão

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade