23.7 C
Vitória
sábado, 11 julho, 2020

Enem 2017: o que pode ou não levar para a prova

Leia Também

Verstappen crava melhor tempo dos treinos livres do GP da Estíria

Neste domingo, a largada será às 10h10. Saiba mais! O holandês Max Verstappen foi o mais rápido da sexta-feira nos treinos livres do GP da...

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

Obesidade e sedentarismo: os vilões da quarentena

No Brasil, a obesidade e o sedentarismo já acometem um em cada cinco habitantes, sendo que mais da metade da população está acima do peso normal.

Capixaba Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras

Após estar na Rio 2016, atleta quer Tóquio e não descarta Paris. Saiba mais! A capixaba Natália Gaudio pratica ginástica rítmica desde os seis anos....

Confira a lista de itens proibidos na hora de fazer o exame neste domingo (5). É necessário levar documento oficial com foto.

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos próximos domingos, 5 e 12 de novembro. Os estudantes devem ficar atentos ao material que precisam levar no dia e ao que não é permitido durante a aplicação do teste.

Pela primeira vez, a prova será personalizada. Os cadernos de questões e o caderno de respostas estarão identificados com nome e número de inscrição do participante. O aluno poderá deixar o local duas horas depois do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas.

Perda de documento

Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação do Enem (5 de novembro).

Os documentos oficiais aceitos no dia da prova são:

  • carteira de identidade
  • carteira de motorista
  • carteira de trabalho
  • carteira de reservista
  • passaporte
Caneta preta

O candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas. A caneta deve ser fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

Cartão de inscrição

O cartão de comprovação de inscrição não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova. Quem precisar comprovar sua presença na prova, para apresentar no trabalho, por exemplo, deve levar a declaração de comparecimento impressa e colher a assinatura do coordenador no dia da prova. O formulário está disponível na Página do Participante.

Alimentos

Lanches são permitidos. Os alimentos industrializados (biscoitos, salgadinhos, iogurte) precisam estar com as embalagens lacradas e serão vistoriados antes do ingresso na sala.

Itens proibidos

Não é autorizado o uso de celular ou de qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.

Confira os itens proibidos no dia da prova do Enem:

  • Lápis
  • Chaves
  • Livros
  • Manuais
  • Borracha
  • Anotações
  • Boné, chapéu, viseira, gorro ou similares
  • Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens
  • Impressos
  • Lapiseira
  • Óculos escuros
  • Caneta de material não transparente
  • Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes).
Regra sobre direitos humanos

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) notificou o órgão organizador do Enem. A Justiça determinou a suspensão da regra que diz que quem desrespeitar os direitos humanos na prova de redação pode receber nota zero.

As informações são da Agência Brasil. A assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) confirmou que o Inep foi notificado e deve recorrer o mais rápido possível. A prova de redação do Enem será aplicada a mais de 6 milhões de candidatos neste domingo (5).

A decisão judicial foi tomada em caráter de urgência a pedido da Associação Escola Sem Partido. A entidade alega que a regra é uma “punição no expressar de opinião”.

O MEC reafirmou em nota que todos os seus atos são balizados pelo respeito irrestrito aos direitos humanos, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos, consagrada na Constituição Federal Brasileira. A recomendação do ministério é que os candidatos sigam as regras do edital.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

Saques do auxílio emergencial e do FGTS antecipados. Como fazer?

Muitos brasileiros estão recebendo os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Para isso, algumas fintechs permitem que a transferência seja realizada antecipadamente.

Vida Capixaba

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Tempo instável neste fim de semana no ES. Confira a previsão!

Uma frente fria se afasta lentamente em direção ao norte do Espírito Santo, mas o tempo permanece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol na maior parte do Estado.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...

Vacinas contra gripe para público em geral

Desde o dia 30 de junho, não há mais grupo prioritário. Com isso, todas as pessoas podem receber a dose.
Continua após publicidade