Os micro e pequenos empresários do Espírito Santo e de todo o Brasil terão uma boa oportunidade para discutir o atual cenário deste segmento que emprega quase 70% de toda a mão de obra do país. Na próxima sexta-feira (5), lideranças nacionais e locais de entidades que representam as Micro e Pequenas Empresas (MPE) e os Empreendedores Individuais (EI), além de representantes do governo e empresários estarão em Cariacica para o 14° Encontro Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Enampe), realizado pela quarta vez no território capixaba.
Na programação do Enampe estão seminários sobre programas de oferecimento de crédito a empreendedores, exemplos de casos de sucesso, além de troca de informações entre representantes desse segmento sobre dificuldades e estratégias para crescimento dos pequenos negócios.
Também está na pauta do evento a discussão sobre a importância da implementação da Lei 123/2006 nos Estados, conhecida como Lei Geral das Micro e Pequenas e que determina tratamento diferenciado aos pequenos negócios, especialmente no que se refere à tributação e acesso ao crédito. Para participar do Enampe, basta fazer as inscrições gratuitamente pelo site da Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Femicro-ES).
Os micro e pequenos negócios correspondem a 99% de todas as empresas instaladas no Espírito Santo e são responsáveis por empregar cerca de 70% de toda a mão de obra do Estado, segundo dados da Agência de Desenvolvimento em Rede do Estado (Aderes).
O Espírito Santo foi o primeiro estado do país a ter aprovada em 100% dos municípios a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e se tornou referência nacional, como salienta o diretor-técnico da Femicro-ES, Valdemar Fonseca dos Santos. “O Espírito Santo tem se destacado no Brasil como estado empreendedor porque tem adotado políticas públicas para fortalecimento do pequeno negócio. Essa atuação tem chamado muita atenção dos movimentos nacionais de fortalecimento deste segmento. Essa visibilidade não é à toa. É porque se trata de um segmento da economia que dá muita sustentabilidade ao Brasil, gerando, além de crescimento econômico, desenvolvimento social”, destaca.
O 14ª Enampe será realizado na próxima sexta-feira (05), no Society Gauchão, em Cariacica. Cerca de 1 mil pessoas são esperadas para o evento.
Serviço:
14ª Enampe – Encontro Nacional das Micro e Pequenas Empresas
Local: Society Gauchão, em Cariacica
Dia: 5 de agosto, sexta-feira
Horário: a partir das 8h30
Inscrições: gratuitas pelo site da Femicro-ES.