Para aprofundar as principais pautas de interesse e impacto nas administrações municipais, a Amunes convidou prefeitos e vice-prefeitos eleitos
Por Kikina Sessa
Começou nesta quarta-feira (04), em Vitória, o Congresso Novos Gestores 2025-2028, um evento de articulação e capacitação que reúne os gestores eleitos e reeleitos para o próximo mandato nos 78 municípios capixabas, bem como os vice-prefeitos.
Promovido pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), o Sebrae-ES e o Governo do Espírito Santo, com apoio do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), o congresso termina amanhã e traz como tema “O municipalismo na construção do Espírito Santo mais forte”.
O evento é uma oportunidade para aprofundar as principais pautas de interesse e impacto nas administrações locais, além de discutir temas estratégicos para o futuro dos 78 municípios capixabas. Especialistas e convidados do Estado e do Brasil vão apresentar e debater temas que vão nortear a agenda das administrações locais nos próximos anos, como por exemplo, mudanças climáticas e práticas sustentáveis, reforma tributária e Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
“Realizar o Congresso Novos Gestores é uma iniciativa essencial para preparar os gestores para os desafios que os aguardam nos próximos anos, que sabemos que são muitos. Este evento é uma oportunidade única para as equipes discutirem temáticas, apresentarem oportunidades, compartilharem dilemas e experiências com o objetivo de promoverem uma gestão pública mais eficiente, sustentável, de qualidade, transparente e voltada para a prosperidade dos nossos municípios. Juntos, vamos fortalecer o municipalismo e construir cidades e um Estado mais fortes!”, disse o presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo.
Nesta quinta (05), o Sebrae/ES fará o lançamento da nova fase do Programa Cidade Empreendedora, que continuará promovendo o desenvolvimento econômico e social por meio de ações de fortalecimento do empreendedorismo nas cidades.
“O novo Cidade Empreendedora, intitulado Cidade Empreendedora +, contará com novos parceiros. Além da Amunes, governo do Estado e Aderes, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) apoiarão a iniciativa de tornar as cidades capixabas ainda mais empreendedoras”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
O novo programa contará com cinco pilares de Cidades: + Empreendedora; + Inovadora e criativa; + Turística; + Sustentável e inclusiva; + Eficiente. No evento, os novos prefeitos eleitos conhecerão a dinâmica do Cidade Empreendedora + e serão convidados a assinar um protocolo de intenções, que futuramente, após empossados, será substituído pelo Termo de Adesão ao programa.
Além da programação técnica, o Congresso Novos Gestores 2025-2028 proporcionará a articulação e aproximação das equipes municipais com o governo do Estado e outros parceiros da gestão pública, dentre eles a Assembleia Legislativa (Ales), Ministério Público (MPES), Tribunal de Contas (TCE/ES), Bancada Federal Capixaba, governo federal, entre outros.