Evento terá atividades, vivências, apresentações e cortejo cultural de grupos de cultura popular do Espírito Santo no domingo (18)
Por Mariah Friedrich
Bandas de congo, jongos, bois pintadinhos, blocos tradicionais de rua, folia de reis e diversas manifestações da cultura popular tradicional capixaba estarão reunidas na 6ª edição do Encontro do Folclore, Saberes Populares – Caminhos do Amanhã, realizado na Barra do Jucu, em Vila Velha, no domingo (18). O evento é gratuito, com início às 10h30 na Escola Tuffy Nader, e termina no Corredor Cultural e Gastronômico da Barra, em Vila Velha.
Dezesseis grupos tradicionais marcam presença na celebração, que faz parte das comemorações do Dia Nacional do Folclore e promete transformar a Barra do Jucu na Capital Capixaba do Folclore por um dia, promovendo atividades, vivências e um cortejo cultural que percorrerá o Corredor Cultural e Gastronômico da região.
A programação inclui apresentações e momento de intercâmbio de experiências entre os grupos, mediado pelo Museu Vivo e a Comissão Espírito-Santense de Folclore. No encerramento, os grupos convidados percorrerão o “Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu” em um cortejo aberto à população capixaba, partindo da Praça Pedro Valadares, passando pela Praia do Barrão e seguindo até o “Kintal” do Bloco Surpresa.
O objetivo do encontro é valorizar as especificidades de cada grupo folclórico convidado e promover visibilidade para as expressões e patrimônios culturais capixabas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e turístico das comunidades, municípios e do Estado.
A coordenadora do evento, Lena Côgo, destaca a troca de saberes sobre a diversidade artística do Espírito Santo, possibilitada pelo Encontro: “Será um momento importante para a cultura capixaba e para Vila Velha receber todos esses brincantes e possibilitar a troca entre os grupos, fomentando a vasta sabedoria popular capixaba”, afirmou.
Confira a programação a seguir:
VI Encontro do Folclore, Saberes Populares – Caminhos do Amanhã
Domingo (18)
10h30: Recepção dos grupos na Escola Tuffy Nader;
11h30: Almoço comunitário na Escola Tuffy Nader;
13h30: Troca de saberes e conversa entre os grupos, mediada pelo Museu Vivo e a Comissão Espírito-Santense de Folclore, na Escola Tuffy Nader;
15h: Cortejo dos grupos aberto ao público, dentre eles, turistas, visitantes e toda a comunidade, percorrendo o Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu (Praça Pedro Valadares, Praia do Barrão, Kintal do Surpresa).
Grupos participantes:
Bandas de Congo de Bicanga (de Serra);
Panela de Barro e Amores da Lua (de Vitória);
Mestre Tagibe e Taquaruçu (de Cariacica);
Raízes da Barra, Tambor Jacaranema original e mirim e Mestre Alcides (da Barra do Jucu – Vila Velha);
Tupinikim (de Aracruz);
Regência (de Linhares);
Folia de Reis (de Mimoso do Sul);
Bois Chapado e Xodó (de Muqui);
Grupo Folclórico Jaraguá, (de Anchieta);
Blocos da Vaquinha, Mulinha, e Mascarados, com Bonecos Gigantes Barrenses, acompanhados da Batucada do Bloco Surpresa, tradicionais no carnaval de rua da Barra do Jucu (Vila Velha).
Serviço
IV Encontro do Folclore: Saberes Populares, Caminhos do Amanhã
Domingo (18), 10h30 às 18h00
Escola Tuffy Nader, e Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu (Praça Pedro Valadares, Praia do Barrão, Kintal do Surpresa), Barra do Jucu, Vila Velha
Entrada Gratuita