28.3 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Encantos e oportunidades na região de Pedra Azul

Além de cachoeiras e piscinas naturais, o Parque Estadual de Pedra Azul abriga o cartão-postal das montanhas

Em meio a tantas responsabilidade e preocupações diárias e a consequente falta de tempo com a família e os amigos, nada melhor que o refugio de um final de semana ou de umas férias longe de barulho e poluição do trânsito intenso, cercado por belas paisagens, comida da melhor qualidade e gente hospitaleira. E são justamente essas qualidades que tornam a região de Pedra Azul a “menina dos olhos” de muitos capixabas  e também de turistas de outros estados e mesmo outros países.

Visando fortalecer tanto o potencial turístico quanto de outros setores econômicos da região, os municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Vargem Alta e Marechal Floriano se uniram em ações estratégicas, com apoio do Sebrae, como a estruturação de roteiros de viagem, muitos deles integrados, que podem incluir, em um mesmo final de semana, atividades bem variadas, desde visitas a monumentos naturais, passando por dezenas de opções gastronômicas, e esportes de aventura.

Representante do Sebrae na região, Rodrigo Barbosa explica o processo de criação de um circuito turístico inicia-se com a intenção dos próprios empreendedores em atuar de forma conjunta, estruturando um produto diferenciado para o mercado. “A partir daí, fazemos um diagnóstico das potencialidades e dos aspectos tangíveis e intangíveis (cultura local) da região a ser trabalhada. Em seguida, cada empreendimento deve ser preparado individualmente para integrar o circuito, por meio da elaboração de um Plano de Negócio e/ou uma consultoria in loco”, detalha.

Barbosa destaca a condição essencial de que os parceiros recebam uma capacitação mínima, que compreende noções de Turismo no Espaço Rural, Cultura da Cooperação e Atendimento ao Cliente, a fim de preparar todos os agentes do circuito para o ingresso no mercado. “Há o Caderno de Obrigações, um acordo entre os empreendimentos participantes que representa o comprometimento entre eles, fortalecendo a cultura da cooperação, protegendo os princípios e identidade do circuito e focando o trabalho e normas orientadoras e regulamentadoras das atividades. Daí a importância fundamental da parceria entre empreendedores, o Sebrae, a Secretaria Estadual de Turismo e as Prefeituras Municipais”, pondera.

Atualmente, há 10 Circuitos Turísticos estruturados para as montanhas capixabas. Os municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante abrigam sete deles, e os demais estão em Afonso Cláudio, Castelo e  Conceição do Castelo (veja box ao final da matéria) “Os principais atrativos dos empreendimentos que compõem estes Circuitos Turísticos são os conceitos e a cultura local, e os turistas querem conhecer justamente a autenticidade da vida do produtor. Neste sentido, a região dispõe de uma grande oferta de produtos e serviços, complementares, como: hospedagem, alimentação, recepção à visitação em propriedades rurais; recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural”, destaca o representante do Sebrae na região.

A divulgação integrada destes destinos se dá principalmente pela participação em feiras e eventos estaduais e nacionais, como a Feira Sabores da Terra, Festival Sabor das Montanhas, Feiras Nacionais de Turismo Rural e Salão Nacional do Turismo. Além disso, a região tem apresentado casos de sucesso em diferentes Estados: Bahia, em 2010, e em Brasília, Paraíba, Minas Gerais e Santa Catarina, nos anos seguintes; e já prepara apresentação para agosto, em Natal/RN.

Há também um trabalho de divulgação por meio de materiais e inserção de informações na mídia, elaborado pela instituição Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, além do apoio dado pela Secretaria Estadual do Turismo.

Domingos Martins

Integrante da Rota do Mar e da Montanha, o município se destaca pela realização de grandes eventos como Sommerfest (Festival da Imigração Alemã), Festa de Corpus Christ, Festival Internacional de Inverno, Festa do Morango, Pommerfest, Blumenfest (Festa das Flores) e Brilho de Natal, festividades que reúnem milhares de visitantes.

Em um cenário de extrema beleza, cercado pela tranquilidade da Mata Atlântica, o município abriga excelente infraestrutura turística e oferece serviços variados.  A tradição cultural está presente nas danças e músicas, na arquitetura e no peculiar modo de vida do homem do campo, heranças de seus colonizadores, principalmente alemães e italianos.  O clima ameno é um saboroso convite aos pratos típicos dos restaurantes, muitos deles preparados em fogão à lenha.

O Parque Estadual de Pedra Azul, criado em 1991 para proteger o patrimônio natural, principalmente a famosa formação rochosa de granito, a Pedra Azul, com 1822 m de altura, que pode ser vista de longe e que apresenta uma coloração azulada, dependendo da incidência de luz solar. O Parque, com 1.240 m², possui muitas opções de passeios a pé, com destaque às caminhadas que levam às piscinas naturais, à Pedra do Lagarto, ao Mirante e a da própria Pedra Azul.

O capixaba Émerson Vieira Gouveia, que há 10 anos reside na Itália, descobriu a região de Pedra Azul somente quando retornou para as primeiras férias ao Brasil e viajou para lá com a filha Isabella. “Gostei demais, a beleza natural é estupenda, há muita tranquilidade, se respira ar puro e se come muito bem. Me senti confortável, como se estivesse em minha própria casa na Itália”, contou Gouveia que, desde essa primeira visita, não abre mão de incluir a região no roteiro de “coisas e lugares para matar a saudade”, sempre que vem ao Espírito Santo.  

“É muito gratificante para nós o carinho que o capixaba tem por Domingos Martins. Muito nos orgulha ser referência em destino turístico, o que reforça a nossa responsabilidade de trabalhar constantemente na profissionalização do trade turístico do município. Este trabalho objetiva que cada visita a Domingos Martins seja única, despertando em nosso visitante satisfação de estar aqui, além, é claro, de potencializar a sensação de aconchego e o consequente desejo de voltar”, destaca o prefeito Luiz Carlos Prezoti Rocha.

Na avaliação do prefeito, a conquista desse avanço se deu em consequência de um planejamento bem estruturado da organização da cidade. “Fizemos no início de nossa gestão um planejamento de ações estratégicas para o fortalecimento do turismo baseado em três públicos prioritários: o poder público, empreendedores e a nossa comunidade. O envolvimento destes três segmentos estabelece uma ligação direta com os nossos visitantes já que podemos executar ações em conjunto para fortalecer o desenvolvimento do turismo, setor que movimenta a economia local”, explicou.
Encantos e oportunidades na região de Pedra Azul
A Prefeitura de Domingos Martins investiu em ações integradas entre poder público, empreendedores e comunidade martinense. “Elaboramos um Plano Municipal de Cultura e Turismo, com atividades feitas de forma integrada e participativa. Para chegarmos a esse resultado avaliamos um diagnóstico em que ouvimos e colhemos informações sobre a expectativa da comunidade e trade turístico em relação à cultura e ao turismo. Essas expectativas foram transformadas em um plano de ação, ou seja, de que forma vamos desenvolver atividades que atendam a esses anseios, aliando com o plano de governo da Administração”, detalhou Wellington Bleidorn, secretário de Cultura e Turismo de Domingos Martins.  

Investimentos em infraestrutura estão sendo desenvolvidos: melhorias das ruas da Sede, além do asfaltamento do trecho que leva à Cascata do Galo, e das melhorias nas estradas vicinais que dão acesso aos circuitos turísticos. Já estão elaborados os projetos de reforma do Centro de Eventos Morangão, em Pedra Azul, e de calçamento de pontos próximos à rede hoteleira. Ainda entre as medidas para fortalecer os atrativos locais, foram realizados cursos de capacitação para o trade turístico, para o ramo alimentício, e  a jovens rurais para trabalhar com agroturismo.

Todo esse trabalho resultou em parcerias com associações turísticas, comerciais, empresariais, além de entidades representativas do setor, o que gerou aumento da participação de Domingos Martins em feiras, eventos, capacitações regionais, estaduais e nacionais. Desde o ano passado, cidade tem recebido atividades de promoção do município como a recepção de jornalistas e representantes de agências de viagem.

“O plano perpassa o âmbito de atividades práticas e se torna um trabalho conceitual que tem despertado o orgulho do morador martinense, do empreendedor em oferecer o melhor serviço e do turista em estar em nosso município. Para 2015, a nossa meta é continuar executando o Plano Municipal de Cultura e Turismo, atingindo os objetivos que planejamos para o desenvolvimento do potencial turístico de nosso município”, defende o secretário da cidade que já se prepara para 22ª edição do Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, com entrada gratuita, entre os dias 17 a 26 de Julho 2015.E, na semana seguinte ao Festival de Inverno, Domingos Martins se torna palco da Festa do Morango, entre os dias 31 de julho a 02 de agosto.

O município possui um dos maiores índices de liquidez imobiliária da Região Sudeste. Estima-se uma demanda imobiliária na casa de dez mil imóveis residenciais, sendo o metro quadrado na área urbana compatível com grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. Um público com poder aquisitivo capaz de atrair grandes Empreendimentos, como o Bristol Vista Azul Hotel & Residencial, um “resort and meeting center” com 104 suítes hoteleiras e 125 unidades residenciais. A conclusão das obras, realizadas pela Metron Engenharia, está prevista para dezembro deste ano e o início da operação para março de 2016, sob a administração da Rede Bristol / Grupo Allia. Com 70% das unidades já vendidas o Bristol se destaca por apresentar rentabilidade acima da poupança e de outros investimentos como CDB e CDI (ambos após o IR) e acima da taxa anual de inflação, que somada à valorização imobiliária pode chegar a 17,53% anuais. “Temos segurança diante da tendência de composição de um mercado promissor para os próximos anos e pela valorização imobiliária da região, o que representa Pedra Azul para a região e todo o estado, que pode trazer um ganho superior a qualquer outra aplicação”, garante Heriberto Simões, gerente de Marketing e Comunicação do Grupo Izoton, responsável pelo empreendimento. E o Grupo confirma que há novo investimento programado para Pedra Azul, mas ainda não divulgado por se encontrar em fase final de estudos e estruturação.

A certeza de lucratividade da região levou o empresário Valdeir Nunes, em 2000, vender um empreendimento comercial e desenvolver o complexo de hospedagem e lazer, Hotel Fazenda Parque do China, uma área de 1.200.000 m2, que abriga diferenciais como um parque aquático com sete piscinas, dois toboáguas e rampa com cachoeira artificial; o único teleférico do Estado; e um campo de futebol no padrão Fifa. “O crescimento do turismo na região é a maior motivação. No nosso caso, estamos investindo em algo inédito, para atrair novos mercados na intenção de vencer as sazonalidades,  principalmente de segunda a sexta-feira”, destaca Nunes que também atua como presidente do Conselho Administrativo do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo.

Há 21 anos no mercado, o Hotel Eco da Floresta recebe turistas de todas as partes do Brasil e do exterior, mas também tem forte demanda para os eventos de negócios. “Podemos destacar nossa área de lazer para a família e nossa área de eventos às  empresas. Esse é o nosso diferencial, atendemos tanto família quanto eventos corporativos muito bem, por termos uma estrutura bem preparada”, explica Eduardo Earl Galvêas Oliveira, diretor-financeiro do hotel.  

Venda Nova do Imigrante
Encantos e oportunidades na região de Pedra Azul
Reconhecida como a capital nacional do agroturismo, Venda Nova do Imigrante também é famosa por seu calendário festivo, com destaque para a Festa da Polenta, que reúne mais 60 mil pessoas.

Um dos focos da gestão é a busca constante de qualificação como cidade hospitaleira e com potencial turístico, destaca o prefeito Dalton Perim. “Para isso investimos na infraestrutura da cidade, na mobilidade urbana, na melhoria da sinalização do trânsito e dos pontos turísticos, principalmente em estradas rurais. Também incentivamos os proprietários rurais a investirem na qualificação de pessoal e diversificação dos produtos típicos, a fim de fortalecer o agroturismo”, detalha Perim.

O prefeito afirma que, apesar de ainda ter sua base econômica centrada na agricultura, hoje Venda Nova tem quase 40% de sua economia no setor de serviços e comércio, potencializado pela sua vocação no agronegócio. “Isso mostra que a cidade tem potencial para se expandir em outras direções. Essa realidade se estende às cidades próximas, que percebendo o potencial de crescimento também procuram se organizar para oferecer serviços de qualidade, garantindo uma rede hoteleira eficiente e infraestrutura urbana adequada”, ressalta.

E uma dessas novas direções é que a cidade vem se firmando como um destino ideal ao turista de aventura, com muitas opções para quem gosta de “adrenalina”, incluindo trilhas ecológicas, cavalgadas, rafting, rapel e vôos de asa delta e parapente.

Marechal Floriano

Assim como os municípios vizinhos, Marechal Floriano também tem sua cultura influenciada por costumes alemães e italianos, imigrantes responsáveis por sua colonização. E as características dessa herança podem ser percebidas na culinária, na dança, na música e na arquitetura da cidade. Marechal Floriano, que integra o Circuito Vale do Verde, também é conhecida como “cidade das orquídeas” e se destaca por possuir um dos melhores climas do mundo.Encantos e oportunidades na região de Pedra Azul

Vargem Alta

As estradas de Vargem Alta nos levam a localidades singulares onde se cultivam antigos hábitos, em comunidades agrícolas que preservam muitas das características dos imigrantes, o que explica a aptidão natural ao agroturismo. A natureza exuberante, com rica cobertura de mata atlântica, também é marca dessa porção da serra do mar capixaba.

O município possui clima ameno, com temperatura média de 20ºC graus, uma combinação perfeita com o saboroso vinho de frutas, pães, cachaças, licores e doces produzidos na região. O Circuito da Uva e do Café é uma excelente dica a ser conferida. Ao longo de todo o trajeto, não faltam rios e cachoeiras. E uma das festas mais tradicionais é o Caipirão das Montanhas que, em sua 10ª edição este ano, será realizada entre os dias 01 e 02 de agosto.
Encantos e oportunidades na região de Pedra Azul
A diversidade de atrativos em todos esses municípios é um convite irrecusável a passeios inesquecíveis, com direito a voltar para casa com deliciosos queijos, biscoitos, licores, vinhos, doces, iogurtes, geleias e embutidos artesanais, produzidos em fazendas e sítios.  

 A matéria acima é uma republicação da Revista ES Brasil. Fatos, comentários e opiniões contidos no texto se referem à época em que a matéria foi escrita.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA