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sábado, 20 abril, 2024

Empréstimos e cartões de loja são vilões da inadimplência

Foi o que detectou pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com consumidores inadimplentes de 27 capitais.

Nesta terça-feira, 27, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgou pesquisa realizada com consumidores inadimplentes de 27 capitais, que constatou que sete em cada dez entrevistados (76,1%) estão inadimplentes porque não pagaram as parcelas dos empréstimos em dia. Logo em seguida, aparecem as compras feitas em cartões de loja, que deixaram 73,1% dos usuários com o nome no cadastro de devedores.

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Embora os percentuais tenham se mantido estáveis em relação a 2015 – 74,5% para empréstimos e 74,6% para cartões de loja -, houve alta na comparação com 2014, momento em que a crise econômica ainda não havia atingido seu auge. Entre as outras modalidades de crédito que mais levaram os consumidores à inadimplência, aparecem ainda pagamentos atrasados no crediário ou carnê (62,5%), parcelas pendentes no cartão de crédito (62,1%) e cheque especial (46,9%). No caso dessas duas últimas modalidades, houve queda significativa frente ao registrado em 2015, quando os percentuais ficaram em 73,6% e 67,8%, respectivamente.

O estudo divulgado pelo SPC Brasil mostra ainda que o pagamento de contas de algum tipo de serviço também possuem influência entre os consumidores que estão com restrição ao crédito. A principal responsável, neste caso, são as contas com telefone fixo e celular, que foi citada por 14,7% dos entrevistados – ante 21,7% em 2015. Na sequência aparecem as pendências com mensalidades escolares (9,1%). O ranking dos vilões da inadimplência, quando se tratam de dívidas não bancárias, é composto ainda por atrasos junto às operadoras de TV por assinatura (7,1%), plano de saúde (6,8%), contas de água e luz (6,1%), aluguel (2,2%) e mensalidade do condomínio (2,2%).

Foto: Marcos Santos/usp imagens

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