31 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Empréstimos do Banco Mundial beneficiam agricultura sustentável

Empréstimos do Banco Mundial beneficiam agricultura sustentávelO Conselho de Diretores do Banco Mundial aprovou, no início desse mês, uma Política de Empréstimo para Desenvolvimento, que apoiarão dois programas voltados para a sustentabilidade agrícola, sendo um no estado do Piauí e outro em Pernambuco. Ao todo, serão beneficiados 225 mil pequenos agricultores e 40 comunidades quilombolas.

Em Piauí, o Projeto de Inclusão e Crescimento Verde deve favorecer mais de 200 mil produtores economicamente desfavorecidos e 40 comunidades quilombolas, com vistas a apoiar três objetivos estabelecidos pelo Estado: regularização das terras e garantia de práticas agrícolas sustentáveis; maior inclusão social por meio de políticas estaduais de educação pública e participação jovem no mercado de trabalho; e sustentabilidade fiscal através de instituições mais fortes e eficientes, gerando melhoria na prestação de serviços públicos.

- Continua após a publicidade -

Representando 1,1% do PIB agrícola do Brasil, de acordo com dados de 2009 do IPEA, Piauí precisa de mais investimentos para buscar o desenvolvimento local e a implementação desse projeto é mais um passo. Ao avaliar o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal 2009, percebe-se que nenhum município do Estado aparece entre os 100 primeiros colocados no ranking nacional. Apenas o município de Teresina, na 102ª posição, com um índice de 0,8376, sendo que em emprego e renda o número gira em torno de 0,8884, em educação 0,7719 e, em saúde 0,8525.

Já em Pernambuco, cuja participação no PIB agrícola do país apontada pelo IPEA em 2009 era de 2%, o projeto contemplado foi Inclusão Econômica Federal, que com o empréstimo na ordem de US$ 100 milhões beneficiará 25 mil pequenos agricultores. A ideia é estimular ações relacionadas ao agro e expandir o acesso à água e a outras infraestruturas nas áreas rurais do estado, que tem gerado baixa produtividade. No ranking nacional do Índice Firjan, o primeiro município que aparece é Recife, na 204º colocação, com um índice de 0,8088, sendo que em emprego e renda está em 0,8848, em educação 0,7176, e em saúde 0,8239.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA