Empresas buscam firmar parcerias e dar prosseguimento à ações, com o objetivo de contribuir com a sociedade capixaba no enfrentamento da Covid-19
Os tempos estão cada vez mais difíceis. E para enfrentar a pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), empresas estão realizando ações para ajudar a comunidade. A Petrobras, por exemplo, doou ao Laboratório de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES), um lote de 5 mil testagens para diagnóstico da Covid-19.
No mês passado, o Espírito Santo já havia recebido 15 mil testes. Estes, fazem parte do lote de 600 mil que a companhia encomendou aos Estados Unidos, anunciados em 24 de março, e doados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Os testes são do tipo RT-PCR, considerados “padrão ouro” pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC), pois fornecem um diagnóstico preciso na identificação da presença do vírus.
- Petrobras transfere funcionários para unidade Vitória
- ArcelorMittal Projects Brasil inaugura unidade na Serra
“Estamos concentrando todos os esforços para ajudar a sociedade brasileira a atravessar esse momento. Importamos testes de alta qualidade que serão distribuídos em várias regiões do Brasil por meio dos órgãos de saúde”, informa a gerente executiva de Responsabilidade Social, Olinta Cardoso.
Parcerias
Já a ArcelorMittal Tubarão disponibilizou cinco linhas de celulares para o Tribunal de Justiça (TJES) e que serão utilizadas para ligações de denúncia e acompanhamento, ajudando na campanha de combate à violência doméstica.
Também doou material para a ONG “Das Pretas”, que se reverterá em 10 mil máscaras caseiras a serem produzidas pela entidade. Destas, pelo 3 mil serão distribuídas às comunidades próximas à companhia, em Serra.

Além disso, realizou a entrega das 78 máquinas de costura que já estão sendo utilizadas nas unidades prisionais para fabricação, que está a pleno vapor, de 7,8 mil máscaras descartáveis por dia. Também ampliou para seis (eram cinco) as Casas Lares a serem beneficiadas com a doação de kits de higiene e limpeza, e entregou mais uma remessa para instituição de idosos assistida.
Outra ação
Outra entidade, o Instituto Mão na Massa, já começou a distribuir máscaras caseiras produzidas com material doado pela siderúrgica. Ao todo, serão confeccionadas 5 mil peças de tecido que serão entregues em residências e unidades de saúde de Vitória.
“A ArcelorMittal Tubarão entende que estamos, diante de um momento especialmente difícil, mas, que, com prevenção e solidariedade, é possível reduzir ao máximo os impactos negativos desta crise. Por isso, além das inúmeras adequações que fizemos na empresa para proteger nossos empregados e parceiros, também temos trabalhado em conjunto com diversos órgãos públicos para doação de produtos e materiais que ajudem nesse combate. São ações que vêm se somar aos esforços que têm sido empreendidos por toda a sociedade nesta luta que, com certeza, vamos todos juntos superar em breve”, disse a gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, Jennifer Coronel.