23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Empreendedorismo feminino: Serra conta com mais de 24 mil microempreendedoras

A Serra conta com 24.002 mulheres que são microempreendedoras individuais e estão registradas no município.

Para comemorar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, na próxima sexta-feira (19), será promovido o “Encontro de Mulheres Empreendedoras”. O evento começa às 14h30, na faculdade Multivix, em Colina de Laranjeiras, e é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A maioria das microempreendedoras do município (3.183) atua no comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios. Em seguida, estão as cabeleireiras, com 2.878 registradas, e as que atuam no fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar, com 1.363 microempreendedoras individuais.

- Continua após a publicidade -

Empreendedorismo

A secretária de Desenvolvimento Econômico da Serra, Lilian Mota, lembra que fortalecer o empreendedorismo feminino está entre as prioridades da administração municipal e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

“A gestão do prefeito Sergio Vidigal lançou no mês passado o programa Serra Cidade Empreendedora, para fortalecer o empreendedorismo como um todo, impactando também junto às mulheres que buscam no empreendedorismo uma forma de emancipação financeira”, explica a secretária.

“A discussão sobre o papel da mulher na economia e na sociedade ganhou importância em diversos fóruns internacionais, até entrar para a meta do milênio estabelecida pelas Nações Unidas, passando a compor um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Dentro desse contexto, a discussão de gênero se tornou fundamental, já que as mulheres compõem quase a metade da população no mundo, mas representam menos da metade da atividade econômica produzida, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, completa a secretária Lilian Mota.

Serviço

A Prefeitura da Serra conta com o Centro Integrado de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Ciampe), que oferece orientações gerais a empreendedores e pequenos empresários, encaminhamento ao crédito e viabiliza o cadastro como Microempreendedor Individual (MEI).

Para se cadastrar como MEI, basta comparecer ao Ciampe levando os seguintes documentos: RG, CPF ou CNH, comprovante de residência atual, título de eleitor e número do recibo da declaração de imposto de renda, caso tenha declarado nos dois últimos anos.
O Ciampe atende também quem já está formalizado e precisa de empréstimo para ampliar o negócio ou adquirir matérias-primas e equipamentos. São oferecidos créditos de até R$ 20 mil, com prazo de carência de até seis meses.

O espaço funciona de segunda a sexta das 9 às 17 horas, no Pró-Cidadão – avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, em Portal de Jacaraípe. Os telefones para atendimento ao público são 3252-7237, 3252 2981 e 3252 7414 (para o programa Nosso Crédito).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA