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quinta-feira, 18 abril, 2024

Em maio: as marcas preferidas das classes A e B

Em maio: as marcas preferidas das classes A e B

 

 

A pesquisa Top Marcas chega a sua quinta edição indicando novamente os hábitos de consumo das classes A e B no Espírito Santo. A pesquisa promovida pela ES Brasil erealizada pelaMerccato Inteligência Competitiva será divulgada na próxima edição da revista.

Para o diretor-executivo da Next Editorial e editor-executivo da ES Brasil, Mário Fernando Souza, a iniciativa da Top Marcas permite ao mercado capixaba perceber as nuances de consumo deste público. “A ES Brasil é voltada para líderes e gestores, que fazem parte dessas classes e a Top Marcas apresenta informações muito ricas e mostra exatamente as curvas que o mercado apresenta. Pela Top Marcas, o mercado tem condições de observar as nuances da percepção do público em relação ao seu comportamento de consumo”, esclarece.

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Eurípedes Pedrinha, diretor da Merccato, destaca que a pesquisa têm grande utilidade para as empresas avaliarem o feedback de seu trabalho de fortalecimento da marca. “Um dos principais objetivos das estratégias de marketing e comunicação das empresas é figurar no seleto grupo de empresas lembradas pelos consumidores. O índice de lembrança de marca é um indicador importante para avaliar os rumos das ações de marketing das empresas e se traduz como passo inicial do processo de escolha dos consumidores, ou seja, é preciso ser lembrado para ser escolhido.”

A pesquisa Top Marcas serve de bússola para nortear as empresas no Espírito Santo no que se refere a investimentos futuros em marketing e ampliação de seus negócios para as diversas camadas econômicas. “A pesquisa fala do desempenho de marca das empresas e não diretamente de investimentos ou resultados, ou seja, não traduz indicador econômico, mas sim mercadológico e não diz respeito ao estado, mas sim às empresas que compõem os segmentos estudados”, declara Pedrinha. Ele explica que de as empresas que investem mais na comunicação institucional e um relacionamento sólido com o mercado conseguem consolidar seus índices de lembrança. “De modo geral as marcas que lideram a lembrança dos consumidores se mantém, numa ou noutra categoria, até mesmo porque a lembrança de marca é resultado de um trabalho perene de comunicação e não apenas de fatos recentes”, avalia.

Como é feita a pesquisa

Neste ano, os pesquisadores da Merccato ouviram entre os dias 1º e oito de abril, 412 consumidores com mais de 16 anos de idade e com renda familiar igual ou superior a 10 salários mínimos. Segundo dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), aproximadamente 20,8% das famílias residentes na Região Metropolitana de Vitória se inserem nesse perfil econômico e social de renda

O coordenador de Estudos Econômicos do IJSN, Victor Toscano esclarece que no Espírito Santo, de acordo com o levantamento mais recente do instituto, ocorreu elevação da proporção de pessoas pertencentes às classes altas, de 7,8% em 2001 para 11,1% em 2009. Anselmo Hudson, também sócio da Merccato, destaca que as famílias de classe A e B correspondem a uma importante parte dos domicílios brasileiros, representando até 68% do consumo, o que equivale a cerca de R$ 1,4 trilhão. “Se a chamada ‘nova classe média’ aumentou muito seu poder de compra nos últimos anos, o consumo das classes A e B continua crescendo de maneira consistente, porém com outro perfil de gasto, com foco no consumo de artigos de alto valor agregado”, afirma Hudson.

Nesse sentido, as marcas têm a força de conquistar, envolver e fidelizar públicos. De olho neste público, a pesquisa Top Marcas aponta as marcas de serviços e produtos mais lembrados. A estratificação da pesquisa é baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que garante a confiabilidade do processo que acontece em locais de grande concentração de pessoas e com a apresentação da seguinte pergunta: “Qual é a marca que lhe vem à cabeça quando se fala em…”, seguida dos segmentos.

A qualidade da amostragem vem da estratificação por região, gênero e faixa etária dos entrevistados. Segundo Anselmo Hudson, a metodologia da pesquisa permanece a mesma do ano anterior. “Vitória contempla 50% da amostra, já Vila Velha e Serra têm 25% de representatividade cada, devido a dinâmica demográfica desses municípios”, esclarece Hudson.

A confiabilidade da pesquisa Top de Marcas, promovida há 5 anos na Grande Vitória passa a ser sinônimo de tradição e compartilhamento dos resultados por parte de empresas, profissionais e o público em geral. “Nosso objetivo é conseguir captar tendências microrregionais e fazer uma radiografia das várias percepções que os capixabas têm em relação às marcas dentro do mercado local. É uma busca isenta da percepção do consumidor e das lembranças da marca”, pontua Siqueira.

Perspectiva de consumo

Outro diferencial da Top Marcas é detectar o perfil de perspectiva de consumo da classe A e B. Com a pergunta “Pensando agora nos seus investimentos em bens duráveis e de lazer, quais as chances de você vir a adquirir ou trocar neste ano 2013”, para itens como Carro, Imóvel Comercial, Imóvel Residencial, Viagem Nacional a Lazer e Viagem Internacional a Lazer. Os entrevistados são questionados também sobre pretensões em investimentos financeiros, uma prática que está em crescimento no Estado, sobretudo com investidores de pessoas físicas.

Hudson explica que a importância da perspectiva de consumo está inserida no contexto de mudanças econômicas da sociedade. “Do ponto de vista econômico, a concorrência está muito acirrada. O poder está concentrado na mão do consumidor, que tem acesso, de diversas maneiras, a muita informação. Por isso, hoje, o empresário tem que saber a opinião do consumidor, para saber o tamanho da sua lembrança, onde essa lembrança está segmentada e quais suas perspectivas de consumo”, afirma.

Na análise de Hudson, a pesquisa, como ferramenta, e a ES Brasil, como veículo, têm uma responsabilidade perante o mercado do Espírito Santo. “A Top Marcas é importante para o consumidor, porque retrata o que ele pensa; é importante para o empresário, porque retrata até que ponto a comunicação dele está sendo eficiente, e é importante para o veículo de comunicação, porque traz uma ferramenta científica de análise. É uma contribuição da ES Brasil para com o mercado empresarial da Grande Vitória e do Espírito Santo”, defende o diretor da Merccato.

 

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