22.1 C
Vitória
terça-feira, 9 agosto, 2022

Elke Maravilha é homenageada em exposição no Centro Cultural Vale

A mostra reúne fotos inéditas, indumentárias, perucas, acessórios, vídeos e acervo pessoal de uma das mais emblemáticas artistas do Brasil. Foto: brasilturis

A mostra reúne fotos inéditas, indumentárias, perucas, acessórios, vídeos e acervo pessoal de uma das mais emblemáticas artistas do Brasil

Por Paula Bourguignon

Todas as Elkes em um só lugar. A lendária e saudosa artista é tema de exposição no Centro Cultural Vale Maranhão. Uma Elke muito além do que pôde ser visto na TV ou onde quer que ela tenha estado em todos os seus anos de carreira. Essa é a proposta da mostra inédita “ELKE”, que já está de portas abertas.

A exposição traz mais de 210 fotos da carreira de Elke, desde o começo na moda – com desfiles dos estilistas Guilherme Guimarães e Zuzu Angel, e editoriais para revistas –, passando por sua presença no Carnaval, pela carreira no teatro e no cinema, até os programas de auditório de Chacrinha e Silvio Santos. Entre as imagens, também há registros de Elke pertencentes ao Instituto Moreira Salles, feitos pelo fotógrafo David Zingg, que capturou com maestria a essência poética da atuação da artista. Além do conteúdo fotográfico, vídeos de entrevistas e de participações na TV, e trechos do show “Elke canta e conta” – produzido em comemoração aos 70 anos da artista – compõem a mostra.

Outro destaque é o altar que Elke Maravilha manteve durante sua vida, sem distinção de credo ou religião. Para ela, o altar sempre foi o reflexo do que somos e de como nos enxergamos e nos apresentamos ao mundo. Por isso, uniu objetos e imagens contraditórias, que, juntos, expressam a visão da artista. Dos gnomos aos colares que ora adornavam seu peito, de Jesus Cristo à chaleira da avó, de Chacrinha a Buda, da boneca Emília a Exu, cada objeto foi matéria que alimentou e constitui o gene da artista.

Com curadoria de Gabriel Gutierrez e Ubiratã Trindade, a exposição histórica é uma homenagem e agradecimento ao legado deixado por Elke Maravilha em diversos campos da criação humana: na moda, na indumentária, na cultura popular, no teatro, no cotidiano, na fé e nas lutas de gênero e das minorias.

A mostra vai ressaltar o quanto ela era autêntica e icônica, virando uma referência na cena artística brasileira. Além de se inspirar no Carnaval, ela usava e abusava da irreverência e criatividade, tomando como base travestis e drag queens, o reino das crianças e dos animais, o circo e as culturas distantes. Ou seja, tudo o que pudesse significar para se montar dos pés à cabeça com maquiagem, peruca, roupas, adereços, movimentos, feições e, principalmente, palavras ou expressões.

“ELKE” fica em cartaz no CCVM, de terça a sábado, das 10h às 19h, até o dia 30 de setembro. E, em breve, estará disponível para todo o Brasil por meio de um tour virtual aqui em nosso site.

Exposição ELKE

Onde: Centro Cultural Vale Maranhão está

Endereço: rua Direita, número 149, Centro Histórico São Luis.

Quando: até 30/09/2022

Visitação: terça à sábado, das 10 às 19 horas                            

Informações: +55 (98) 3232 6363

Entrada: gratuita

Centro Cultural Maranhão

Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer, o Centro Cultural Vale Maranhão foi inaugurado em 2017. Está localizado no Centro histórico no Nordeste, em São Luís, em Maranhão. A proposta é promover cultura e entretenimento ao público.

No local, acontecem exposições, oficinas, apresentações, produções de filmes, palestras, lançamentos, festivas e outras manifestações artísticas.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade