28.3 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Elda Spedo é nomeada nova procuradora-geral de Justiça

A escolhida do governador Paulo Hartung foi a candidata mais votada na eleição para a formação da lista tríplice, em 18 de março, com 175 votos. 

A procuradora de Justiça Elda Márcia Moraes Spedo foi nomeada, neste sábado (02/04), pelo governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, para o cargo de procuradora-geral de Justiça no biênio 2016/2018. Além de ter sido publicada no Diário Oficial do Estado, a nomeação foi divulgada nas redes sociais pelo próprio governador, que publicou em sua página no Facebook: “Nos últimos dias, recebi a procuradora de Justiça Elda Márcia Moraes Spedo, o promotor de Justiça Marcello Souza Queiroz e o promotor Gustavo Senna Miranda. Fiquei muito bem impressionado com os três, o que tornou a decisão por um nome para comandar o MPES ainda mais difícil. Ontem, já de noite, indiquei o nome da Dra Elda para o cargo. Desejo sucesso a ela e ao MPES, que tem um importante trabalho para a condução do desenvolvimento do nosso Espírito Santo”, escreveu PH.  

- Continua após a publicidade -
 “Quero agradecer ao governador pela escolha do meu nome e dizer que daremos continuidade a um trabalho que tem se mostrado eficaz, principalmente no que diz respeito à defesa dos direitos da sociedade capixaba. Quero também agradecer aos meus colegas de Parquet, que, da mesma forma, acreditam no projeto que propusemos e estamos desenvolvendo”, salientou Elda Spedo.

Natural da cidade de Recreio, em Minas Gerais, Elda Márcia Moraes Spedo, ingressou no MPES em março de 1986, como Promotora de Justiça Substituta. Respondeu por várias Promotorias de Justiça do Estado, onde atuou em Promotorias de Justiça Cíveis e Criminais, além da Promotoria de Justiça da Auditoria Militar. No período de 1995 a 2000, assumiu as funções de Promotora de Justiça Corregedora do MPES.

Em 1998 passou a compor o Conselho do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Instituição e em 1999 atuou no Comitê de Qualidade do MPES. Em 12/04/2000, foi promovida ao cargo de Procuradora de Justiça e passou a exercer, em várias oportunidades, o cargo de Chefe das Procuradorias Criminais e a integrar Comissões de Processos Eleitorais do MPES.

Elegeu-se para o cargo de Corregedora-Geral do MPES no biênio de 2006/2008 e foi reeleita para o biênio de 2008/2010. Foi eleita pela classe como Conselheira do Conselho Superior do MPES para o anuênio de 2011/2012 e reeleita mais três vezes, sendo que para 2015/2016, foi a mais votada.

Em maio de 2012, foi nomeada para o cargo de Subprocuradora-Geral de Justiça Administrativa para o biênio 2012/2014 e reconduzida para o atual biênio, 2014/2016. Sem que se afastasse de suas funções como Procuradora de Justiça Criminal, esteve à frente dos projetos de modernização da Instituição, dentre os quais o de alteração da Lei Orgânica para implantação da entrância única e a execução do realinhamento do planejamento estratégico do MPES. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA