22.1 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Tabagismo tem efeitos nocivos à saúde. Saiba mais!

O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos, segundo o INCA

Nesta terça-feira (29), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, e a data levanta questões importantes acerca do consumo de tabaco. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

No Brasil, estima-se que 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência à nicotina, além de perdas financeiras com despesas médicas e perda de produtividade ocasionadas pelo vício.

- Continua após a publicidade -

O cigarro é responsável pela maior parte dos casos de pacientes diagnosticados com câncer e de fatores de risco em doenças cardiorrespiratórias. Além disso, o tabagismo é capaz de aumentar, ainda, o risco de patologias no sistema urinário.

“Disfunção erétil, infertilidade, neoplasias do trato respiratório superior, geniturinário, gastrointestinal e do pâncreas são algumas delas. Os riscos maiores para os fumantes se referem às alterações vasculares, já que as toxinas do cigarro comprometem a irrigação dos tecidos pelos vasos sanguíneos”, explica o urologista Gabriel Moulin.

Câncer de bexiga

O principal fator de risco para esse tipo de tumor é o tabagismo. Ainda de acordo com o Instituto, grande parte está associada à presença de aminas aromáticas (benzidina, 4-aminobifenil e 4-colo-toluídino) na fumaça do cigarro.

Até 2018, a estimativa foi de 9.480 novos casos, sendo mais de 6.690 mil novos casos de câncer de bexiga em homens, e mais de 2.790 em mulheres. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que afirmam uma incidência maior no público masculino.

Sintomas e tratamento

Entre os principais sintomas do câncer de bexiga estão sangue na urina, ardência ao urinar, dores pélvicas e urgência para urinar. O tratamento depende do estágio da doença e pode envolver cirurgia de remoção do tumor, quimioterapia e imunoterapia.

Saiba onde buscar ajuda!

Governo do Estado

Quem deseja parar de fumar pode procurar algumas formas de se livrar do vício. O governo do Estado oferta, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o tratamento ao fumante.

Em 52 municípios capixabas, por meio de uma equipe multidisciplinar, o paciente que procura a unidade de saúde municipal participa das sessões em grupo e dependendo do grau de dependência é disponibilizada a medicação (adesivos, gomas, pastilhas e bupropiona).

Unimed

Na Unimed Sul Capixaba, o Grupo de Tabagismo tem sido um importante encorajador para que clientes da cooperativa abandonem de vez o hábito de fumar. O programa auxilia os fumantes por meio de sessões em grupo realizadas por profissionais de saúde multidisciplinares, como médico, psicólogo e enfermeiro. A iniciativa oferece informações sobre os riscos de fumar, orientações para lidar com a abstinência e a dependência, e o apoio no processo de parada e aquisição de hábitos de vida mais saudáveis.

Cristiane Aragon Carpanedo, de 53 anos, participou da última turma e relata os benefícios obtidos. “Iniciei no grupo porque decidi que quero envelhecer de maneira saudável. Não fumo desde o dia 5 de abril e o programa me ajudou, especialmente, pelas dicas recebidas. Também é muito bom ver os colegas parando de fumar, o que nos motiva. Ainda tenho a ajuda da minha filha que me encoraja a permanecer sem o cigarro. Já sinto melhorias em relação ao folego, à disposição e até no melhor uso do tempo, já que não paro mais o que estou fazendo para fumar”, contou.

Cachoeiro de Itapemirim

A Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (Semus) também aproveita a data para lembrar que oferece apoio clínico gratuito ao fumante que deseja deixar o vício. Para participar do tratamento, basta se dirigir a uma das unidades básicas do município ou ao Centro de Saúde “Bolívar de Abreu”, que funcionam de 7h às 16h, e marcar uma consulta para a avaliação clínica com enfermeiro. Também é possível agendar esse atendimento pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br.


Leia mais:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA