24.6 C
Vitória
quinta-feira, 4 junho, 2020

Tabagismo tem efeitos nocivos à saúde. Saiba mais!

Leia Também

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Sindiex tem novo presidente

Sidemar Acosta, que era o primeiro vice-presidente, passou a assumir a presidência, tendo como vices os executivos Agnaldo de Assis e Erimar Trindade.

Em novo recorde, País anota 1.349 mortes por covid-19 em 24h; total vai a 32.548

Em novo recorde pelo segundo dia consecutivo, o Brasil registrou 1.349 novas mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, o que aumentou o total de óbitos pela doença para 32.548, segundo balanço divulgado na noite desta quarta-feira, 3, pelo Ministério da Saúde

O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos, segundo o INCA

Nesta terça-feira (29), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, e a data levanta questões importantes acerca do consumo de tabaco. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

No Brasil, estima-se que 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência à nicotina, além de perdas financeiras com despesas médicas e perda de produtividade ocasionadas pelo vício.

O cigarro é responsável pela maior parte dos casos de pacientes diagnosticados com câncer e de fatores de risco em doenças cardiorrespiratórias. Além disso, o tabagismo é capaz de aumentar, ainda, o risco de patologias no sistema urinário.

“Disfunção erétil, infertilidade, neoplasias do trato respiratório superior, geniturinário, gastrointestinal e do pâncreas são algumas delas. Os riscos maiores para os fumantes se referem às alterações vasculares, já que as toxinas do cigarro comprometem a irrigação dos tecidos pelos vasos sanguíneos”, explica o urologista Gabriel Moulin.

Câncer de bexiga

O principal fator de risco para esse tipo de tumor é o tabagismo. Ainda de acordo com o Instituto, grande parte está associada à presença de aminas aromáticas (benzidina, 4-aminobifenil e 4-colo-toluídino) na fumaça do cigarro.

Até 2018, a estimativa foi de 9.480 novos casos, sendo mais de 6.690 mil novos casos de câncer de bexiga em homens, e mais de 2.790 em mulheres. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que afirmam uma incidência maior no público masculino.

Sintomas e tratamento

Entre os principais sintomas do câncer de bexiga estão sangue na urina, ardência ao urinar, dores pélvicas e urgência para urinar. O tratamento depende do estágio da doença e pode envolver cirurgia de remoção do tumor, quimioterapia e imunoterapia.

Saiba onde buscar ajuda!

Governo do Estado

Quem deseja parar de fumar pode procurar algumas formas de se livrar do vício. O governo do Estado oferta, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o tratamento ao fumante.

Em 52 municípios capixabas, por meio de uma equipe multidisciplinar, o paciente que procura a unidade de saúde municipal participa das sessões em grupo e dependendo do grau de dependência é disponibilizada a medicação (adesivos, gomas, pastilhas e bupropiona).

Unimed

Na Unimed Sul Capixaba, o Grupo de Tabagismo tem sido um importante encorajador para que clientes da cooperativa abandonem de vez o hábito de fumar. O programa auxilia os fumantes por meio de sessões em grupo realizadas por profissionais de saúde multidisciplinares, como médico, psicólogo e enfermeiro. A iniciativa oferece informações sobre os riscos de fumar, orientações para lidar com a abstinência e a dependência, e o apoio no processo de parada e aquisição de hábitos de vida mais saudáveis.

Cristiane Aragon Carpanedo, de 53 anos, participou da última turma e relata os benefícios obtidos. “Iniciei no grupo porque decidi que quero envelhecer de maneira saudável. Não fumo desde o dia 5 de abril e o programa me ajudou, especialmente, pelas dicas recebidas. Também é muito bom ver os colegas parando de fumar, o que nos motiva. Ainda tenho a ajuda da minha filha que me encoraja a permanecer sem o cigarro. Já sinto melhorias em relação ao folego, à disposição e até no melhor uso do tempo, já que não paro mais o que estou fazendo para fumar”, contou.

Cachoeiro de Itapemirim

A Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (Semus) também aproveita a data para lembrar que oferece apoio clínico gratuito ao fumante que deseja deixar o vício. Para participar do tratamento, basta se dirigir a uma das unidades básicas do município ou ao Centro de Saúde “Bolívar de Abreu”, que funcionam de 7h às 16h, e marcar uma consulta para a avaliação clínica com enfermeiro. Também é possível agendar esse atendimento pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br.


Leia mais:

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Adidas informa que dois terços de suas lojas em todo o mundo já reabriram

As taxas de abertura das lojas da Adidas na América do Norte e América Latina ainda estão significativamente abaixo de 50%.

Pedidos de falência no Brasil sobem 30% em maio ante abril, afirma Boa Vista

As taxas que medem os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram bem mais na comparação mensal: 68,6% e 61,5%, respectivamente.

Campanha incentiva consumo de vestuário no Espírito Santo

A indústria têxtil sempre foi representativa na economia capixaba. Por isso, a campanha “Moda Capixaba: Eu apoio. Eu compro. Eu uso." incentiva as marcas locais e o consumidor a valorizá-la.

Vida Capixaba

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.
Continua após publicidade