23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Educação como instrumento de transformação da sociedade

Educação como instrumento de transformação da sociedadeA Rede Doctum de ensino se consolida no Espírito Santo com a incorporação do colégio Americano Batista de Vitória, da Faculdade Batista de Vitória (Fabavi) e, mais recentemente, da Faculdade Capixaba de Administração e Educação (Unices). Com isso, das 18 unidades da rede mineira, dez ficam em solo capixaba. O presidente da rede, professor Cláudio Leitão, explica a ideologia da rede e suas pretensões no Espírito Santo.

Por que a Rede Doctum veio para o Espírito Santo?
Por termos nascido no leste de Minas, na divisa com o Espírito Santo, temos uma convivência muito intensa com o Estado. A ideia de trazer a Rede Doctum para o Estado surgiu com a convivência natural e contato que tínhamos com o Espírito Santo. Implantamos nossa primeira unidade em Guarapari, em 2004. Depois, fomos para Iúna, município muito próximo da divisa. Nossa vinda para o Estado foi menos uma questão comercial, de análise do mercado, e muito mais de atendimento aos anseios da comunidade.

- Continua após a publicidade -

Quais princípios norteiam a Rede Doctum?
A Rede Doctum surgiu há 75 anos, por iniciativa do meu pai, que era pastor evangélico. Há cerca de 20 anos, desvinculamos a escola da igreja. Hoje, tentamos traduzir para o mundo laico os princípios que nos formaram dentro de uma tradição religiosa. Trabalhamos a educação como um instrumento de modificação social das pessoas, por meio da qualificação profissional, pois é através da transformação das pessoas que ocorre a transformação da sociedade.

Quais foram as principais mudanças que a rede trouxe para o Americano e a Fabavi?
Além de regularizarmos a situação administrativa e financeira das instituições, estamos sintonizando a Fabavi e o Colégio Americano à Rede Doctum, com relação à estrutura administrativa e pedagógica. Como a educação é fruto do diálogo, estabeleceu-se um grande diálogo entre o que era feito aqui e a nossa experiência. Nesse diálogo há troca, e é assim que a educação acontece. E nessa troca nós tanto aprendemos quanto tivemos oportunidade de passar a nossa experiência, sempre trabalhando de acordo com os nossos princípios.

Como funciona o conceito de rede da Doctum?
A rede se fortalece pela ligação entre instituições que antes estavam isoladas. Se você pensar isoladamente, uma unidade talvez não tenha como vencer suas dificuldades, porque seus recursos e condições não suportariam. Mas como ela está em rede, ela consegue. A rede faz a transferência de recurso da unidade que naquele momento está mais fortalecida para outra, que está precisando. Na rede, as experiências são socializadas e há uma sinergia que se fortalece. No nosso caso, como instituição comunitária, tudo o que é adquirido de retorno é reinvestido na própria rede, no próprio projeto educacional.

A Doctum tem planos de se expandir no ES?
Temos conversas com outras instituições capixabas, inclusive do norte e do sul do Estado. Os planos da Rede Doctum para os próximos anos no Espírito Santo são a incorporação de novas instituições e a implantação de novos projetos, incluindo novos cursos. Dentro das nossas ações, estamos trabalhando para que o total de alunos nas unidades da rede chegue a 20 mil no final de 2011. Entre os novos projetos que estamos preparando, estão os mestrados e os MBAs. Também vamos trazer para o Espírito Santo uma grande rede de cursos técnicos, que já temos implantada em Minas Gerais, a Doctum Tec.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA