23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Educação brasileira melhora devagar, diz diretor do Banco Mundial

Martin Raiser é diretor da instituição no Brasil e apontou fatores que freiam a melhoria da qualidade da educação, como falta de formação de professores e gestão das escolas

A educação no Brasil está melhorando a passos lentos. Esta foi a constatação do diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser. Segundo ele,vai demorar muito para o país alcançar o padrão exigido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A declaração foi dada nessa quarta-feira (28) durante o Seminário Aprendizagem: Realizando o Potencial da Educação. As informações são da Agência Brasil.

- Continua após a publicidade -

“Mas isso também significa que, se reformas forem implementadas no Brasil, como já foram encaminhadas no ensino, no currículo, na formação, na capacitação dos professores e na gestão das escolas, dá para melhorar muito. Temos o exemplo do município de Sobral, no Ceará, que já atingiu média maior do que a estipulada pela OCDE, ao chegar à nota 6,7”, declarou Raiser.

O diretor do BM reforçou que os baixos resultados da educação brasileira se devem a vários fatores, entre os quais a própria situação do aluno. O primeiro seria o acesso a uma educação de qualidade desde a creche e com apoio da família. Depois, ele destaca a questão da formação dos professores e das condições de trabalho na sala de aula. Por fim, ele aponta que a escola deve ter uma boa gestão, sendo liderada por um bom diretor capacitado.

Investimento

O Brasil precisa aumentar o investimento para poder crescer mais. Esta é a constatação do secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría. O relatório foi apresentado nessa quarta-feira (28) mostra que o país ocupa uma das piores posições.

No ranking da OCDE, o Brasil aparece na quarta pior posição de investimento em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), considerados os valores de 1990 a 2016. Nesse período, o investimento do país não chegou a 20% do PIB. Segundo o relatório, o nível do investimento tem declinado continuamente desde 2013 e está baixo na comparação internacional.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA