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sexta-feira, 21 DE março DE 2025

Edital e leilão da 101 estão na carteira do Ministério dos Transportes

Carteira de concessões apresentada pelo ministro Renan Filho inclui otimização do contrato da BR-101 no Espírito Santo (Eco101)

Por Kikina Sessa

Com uma carteira recorde de concessões, o ministro dos Transportes, Renan Filho,  apresentou nesta terça-feira (28) o pipeline de projetos da pasta para 2025. Serão R$ 161 bilhões em investimentos na infraestrutura de transportes, contemplando 8.449 quilômetros de rodovias beneficiadas e 15 leilões. 

Dos 15 projetos que integram a carteira, três são de otimizações contratuais, incluindo o trecho da BR-101 que corta o Espírito Santo. Este grupo responde por R$ 38 bilhões e vai permitir intervenções em estradas federais já concedidas, cujos contratos estavam com desempenho insatisfatório e obras paralisadas. 

Edital e leilão da 101 estão na carteira do Ministério dos Transportes

Lançado em 2023, o Programa de Otimização é uma iniciativa inovadora que permite modernizar contratos antigos e adequá-los a uma nova realidade de demanda urbana e fluxos das rodovias. Após um processo consensuado entre diversos setores da administração pública e acompanhado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), as rodovias vão novamente a leilão, porém com editais diferenciados. 

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Diferentemente das relicitações ou mesmo das novas licitações, onde as obras tendem a iniciar após o terceiro ano de contrato, as concessões decorrentes de otimização permitem o início ou retomada de obras que se arrastaram por anos. 

“A otimização é algo super relevante, porque o instrumento anterior, a Lei de Relicitações, tinha virado um eufemismo para obra parada. Já a otimização define nova tarifa, novo prazo e novas obras”, disse o ministro. 

No caso do contrato de concessão da Eco101, os próximos passos são a divulgação do edital, prevista para este mês de janeiro, e o leilão, marcado para maio. 

Edital e leilão da 101 estão na carteira do Ministério dos Transportes

“Hoje o Ministério dos Transportes é uma máquina que tem capacidade de receber projeto de um lado e entregar leilão de outro, com mais agilidade. Se em 2023 e 2024 tivemos um ambiente bom e produtivo, em 2025 teremos um cenário ainda mais positivo. Essa carteira que estamos apresentando confirma que o país tem condições de, no ambiente da infraestrutura rodoviária, avançar cada vez mais com menos esforço do erário, mais sustentabilidade e melhor infraestrutura para a economia crescer como um todo”, disse Renan Filho durante solenidade de lançamento do pipeline de concessões rodoviárias para 2025, realizada na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília. 

Edital e leilão da 101 estão na carteira do Ministério dos Transportes
Renan Filho apresentou a carteira de concessões do Ministério dos Transportes – Foto: Márcio Ferreira/MT

Relembrando os fatos

A Eco101 assumiu a administração do trecho de 478,7 km, que vai de Mucuri (BA) até a divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, em 2013. O contrato previa a concessão por 25 anos com o compromisso de duplicação de toda sua extensão. No entanto, em 2022, nove anos depois da assinatura, a empresa entregou apenas 12,9% da via duplicada – pouco mais de 60 quilômetros – e anunciou a desistência. Um dos motivos seria o agravamento do cenário econômico e a não implementação de pedágios.

Em setembro de 2024, o Ministério dos Transportes anunciou que, por unanimidade, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a otimização do contrato de concessão da Eco 101.

Com essa otimização, a Eco101 deverá receber investimentos de R$ 10,3 bilhões, sendo R$ 2,2 bilhões previstos para serem aplicados nos primeiros três anos do novo contrato. O projeto contempla a duplicação de 169 quilômetros — com 80 quilômetros programados para serem concluídos até 2026 — além de 41 quilômetros de faixas adicionais e 11 quilômetros de marginais. Também estão planejados dois Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros.

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