23 C
Vitória
domingo, 27 setembro, 2020

Os bastidores da Economia Criativa pós Covid-19

Mais Artigos

O boom no turismo regional no mundo pós-pandemia do coronavírus

Estratégias para diferenciação e melhor aproveitamento da imensa demanda por hotéis e pousadas

Cuidado com a imagem da sua empresa!

Uma organização, pequena ou grande, está baseada primordialmente naquilo que é o seu objetivo

Economia brasileira: vítima dos personalismos de governo

É lamentável ter que testemunhar episódios como o da criação do TRF-6 Por Arilda Teixeira Aqueles que acreditam que a combinação de república democrática com economia...

Congresso Nacional

O que se observa hoje é que o tempo político, a necessidade de continuidade de posições políticas eleitoreiras de vários membros do Congresso e até da presidência da república

Antes de reiniciarmos a economia, é preciso ter em mente a economia que queremos

Por Nathália de Paulla

A Economia Criativa vai muito além de questões relacionadas ao momento da criação de produtos artesanais e handmade. Agora, sensíveis ao momento de pandemia que acomete o planeta, várias faces da economia empreendedora serão remodeladas, revistas e por muitos pequenos empreendedores, reformulada de acordo com antigas formas de movimentação econômica consideradas “passos iniciais”.

Nos primórdios de qualquer empresa, preza-se o menor dos investimentos. Começos são pautados em espaços menores, com equipes menores e por muitas vezes com linhas de produtos menores e serviços reduzidos. Para que mais negócios não fechem como temos visto, principalmente dentro do comércio local, alguns bons microempreendedores partirão para o que chamados popularmente de “um passo atrás”, mas que na realidade é a estratégia mais inteligente que qualquer produtor pode ter neste período.

Antes de reiniciarmos a economia, é preciso ter em mente a economia que queremos. Felizmente, mesmo em meio a este cenário tão desafiador, as pessoas estão tentando se reinventar da maneira que podem, seguindo e experimentado possibilidades pouco exploradas. A economia é a ferramenta que pode nos ajudar a alcançar os objetivos de acordo com o planejamento. Se algo não vai bem, voltamos ao planejamento para verificar o que pode ter acontecido. Se preciso for, mudamos o processo.

E é neste momento que a Economia Criativa se apoiará inteligentemente na Economia Colaborativa. Muitas marcas pequenas começaram sua trilha participando de lojas colaborativas, feiras e eventos. Sem previsão de segurança para feiras e eventos com aglomeração, dado o fato do artesanato não ser um serviço essencial, restam as lojas colaborativas, que podem oferecer delivery, atendimento personalizado com segurança para clientes, além do total apoio ao comércio local.

Considerando que até empresas de grande porte serão acometidas por demissões em massa, redução na produção, déficit de investimentos entre outros obstáculos pós pandemia, este impacto tende a ser maior no pequeno produtor. Então, para equilibrar a saúde econômica e evitar fechamentos e falências, tudo indica que o retorno (ou até mesmo o início de novas marcas) será dentro dos moldes colaborativos. Tudo isso, na intenção de preservar capital, ter um networking altamente eficaz e publicidade e marketing facilitados no famoso “boca a boca” até que as vendas se estabeleçam de forma saudável.

Faz-se necessária essa adaptação e reconexão da Economia Criativa com a Economia Colaborativa, fazendo desses dois caminhos que por algum tempo se tornaram, de forma equivocada, caminhos distintos e agora fazem mais sentido que nunca juntos, em prol da sobrevivência de toda e qualquer expressão empreendedora.

Nathália de Paulla é empresária e especialista em economia criativa. Criadora da Colaborarte, mercado colaborativo capixaba que reúne  arte, moda e artesanato. 

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Agências da Caixa não abrem neste sábado

Diferentemente das últimas três semanas, as agências da Caixa Econômica Federal não abrirão neste sábado (26) para saques do auxílio emergencial e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Vida Capixaba

Cirurgia inédita no Estado para tratar tumores de pulmão

O procedimento é inovador! Chamado de lobectomia uniportal por vídeo, o procedimento será realizado no dia 26 de setembro. 

Farol Santa Luzia e Igreja do Rosário são reabertos com novas regras de visitação

A reabertura dos pontos turísticos capixabas acontece aos poucos e na última quarta feira (23) mais dois, localizados em Vila Velha, reabriram para visitação depois de ficarem fechados por meses, em consequência da pandemia do novo Coronavírus.

Difícil controlar o estresse na pandemia?

Na semana em que se comemora o dia Dia Mundial de Combate ao Estresse (23) resultados de estudos comprovam que nos últimos seis meses, devido à pandemia do COVID, a demanda por medicamentos para estresse, depressão e insônia, aumentou.

Terminam hoje inscrições para II Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental

Voltado para estudantes, pesquisadores, professores e demais educadores ambientais, o encontro será realizado de quarta-feira (23) a sexta-feira (25) de forma virtual devido às medidas de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).