23.3 C
Vitória
quarta-feira, 17 agosto, 2022

Economia capixaba inicia 2018 em ajuste, mas mantém resultado positivo

Economia
Foto: Cacaroot/Thinkstock

O Ideies divulgou avaliação do cenário econômico do Espírito Santo referente ao mês de janeiro

O resultado positivo da economia capixaba se manteve pelo quinto mês consecutivo, após 21 meses em queda. A afirmativa tem base no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-ES), medido pelo Banco Central. O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) divulgou nota em que mostra o recuo de 1,74% na passagem de dezembro para janeiro.

A publicação do Ideies lembra que a economia nacional também passou por ajuste no mês de janeiro. Apesar disso, com ritmo mais moderado, houve retração de 0,56% frente ao mês de dezembro. No acumulado dos últimos 12 meses, o país teve o mesmo desempenho do Espírito Santo (1,2%). Para o diretor-executivo do Ideies, Marcelo Saintive, os números sofreram influência dos resultados da indústria e do comércio no início do ano.

“Na comparação entre janeiro deste ano com janeiro de 2017, a produção física industrial divulgada pelo IBGE mostrou recuo de 7,8% no Espírito Santo. No mesmo período, o comércio sofreu redução de 2,9% e apenas o setor de serviços teve indicador positivo, com 0,3%. Ainda que tenha oscilado no início deste ano, a economia capixaba vem recuperando, desde outubro de 2016, as perdas dos últimos anos. Sabemos que 2018 será positivo para o Estado e o resultado de janeiro é muito incipiente para rever expectativas”, ponderou Saintive.

Leia mais

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade