23.3 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Donos de quiosques fazem apelo na Ales contra demolição

A derrubada dos pontos localizados em Itapuã e Itaparica foi determinada pela Justiça Federal

Os quiosqueiros de Vila Velha foram à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para reclamar da decisão da Justiça para demolir os pontos localizados na orla do município. O presidente da Associação dos Proprietários de Quiosques de Itapuã e Itaparica, Paulo Roberto Neves, condenou a ordem judicial em sessão ordinária nesta terça-feira (3).

Com o apoio de parlamentares, ele pediu atenção da sociedade capixaba sobre a situação dos comerciantes dessas praias. Os donos de quiosques lotaram as galerias da Ales.

- Continua após a publicidade -

“Não dá para se conformar com a drástica medida que apareceu de uma hora para outra. Não é um problema de quiosqueiros, é um problema de toda a população da Grande Vitória. Com Itaparica deserta, quem vai usar aquela praia, aquele calçadão?”, perguntou.

O representante dos donos de quiosques lembrou que uma primeira decisão judicial entendeu que a praia não poderia ficar sem atendimento ao público pela sua centralidade. Por outro lado, última segunda juíza decretou a demolição e ofereceu a possibilidade de módulos móveis, o que não seria ideal.

“Muitas cadeiras? Sim, tem muita cadeira, mas você não vê cadeira vazia. Com todo respeito, mas o projeto arquitetônico prevê apenas 19 banheiros para atender a população toda. Como vai atender?”, indagou.

Demolição dos quiosques

No final de maio deste ano a Justiça Federal determinou a demolição dos atuais 46 quiosques da região. A decisão da 5ª vara cível leva em conta que os estabelecimentos funcionariam de forma irregular em área pública.

A ameaça aos donos de quiosques de Vila Velha começou em 2008. Nesse ano, o Ministério Público Federal (MPF) apresentou ação civil contra a continuidade dos quiosques. Paralelo à questão, existe ainda um projeto tocado pela prefeitura visando reurbanização da área com 33 quiosques modernos. Aliados na briga, prefeitura e quiosqueiros defendem período de transição em vez da demolição imediata.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA