26 C
Vitória
terça-feira, 8 DE outubro DE 2024

Doação de órgãos: cartórios de notas do ES totalizam mais de 200 AEDOs

Plataforma de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) está em funcionamento desde abril

Por Erik Oakes

Nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. E um dado traz ainda mais comemoração para a data: mais de 200 pessoas no Espírito Santo formalizaram sua vontade de doar os órgãos após a morte por meio da plataforma de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos Cartórios de Notas, em parceria com o Poder Judiciário.

- Continua após a publicidade -

Segundo o Colégio Notarial do Brasil – Seção Espírito Santo (CNB/ES), entidade que reúne os Cartórios de Notas capixabas, já foram feitas 224 solicitações no estado. Em âmbito nacional, já foram mais de 12 mil pedidos em todas as 27 unidades federativas do país.

No Brasil, a maioria das pessoas na fila única nacional de transplantes aguarda a doação de um rim, seguido por fígado, coração, pulmão e pâncreas. Somente no ano passado, três mil pessoas faleceram pela falta de doação de um órgão. Atualmente, mais de 500 crianças aguardam por um novo órgão.

Importância do documento digital

Pela legislação vigente, quem autoriza a doação em caso de morte encefálica é a família do cidadão, que precisava estar ciente da intenção da pessoa em doar seus órgãos e/ou tecidos. Com a AEDO, esta manifestação de vontade fica registrada dentro de uma base de dados acessada pelos profissionais da Saúde, que terão em mãos a comprovação do desejo do falecido para apresentar à família no momento do óbito.

Carolina Romano, diretora de Tabelionato de Notas do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES). Foto: Divulgação
Carolina Romano, diretora de Tabelionato de Notas do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES). Foto: Divulgação

“Com a AEDO, a pessoa pode expressar seu desejo de maneira simples, segura e permite que, no futuro, os médicos acessem essa informação com facilidade, garantindo que sua vontade seja respeitada”, destaca Carolina Romano, diretora de Tabelionato de Notas do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES).

A AEDO feita pelos Tabelionatos pode ser consultada, via CPF do falecido, pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde diretamente na Central Nacional de Doadores de Órgãos. A autorização é feita de forma online em um Tabelionato de Notas diretamente pela plataforma nacional oficial www.aedo.org.br, inaugurada em abril deste ano. 

“No Dia Nacional de Doação de Órgãos, reforçamos a importância desse gesto de solidariedade que salva vidas. A AEDO, formalizada pelos Tabelionatos de Notas, veio para facilitar a externalização da vontade de ser doador”, reforça Carolina. (Com informações da assessoria do Sinoreg-ES)

LEIA MAIS
programaçâo_crianças_hospitais_es Hospitais do ES tem programação especial para crianças em outubro - Hospitais infantis que fazem parte da rede estadual de ensino planejam atividades para pacientes internados durante esta semana
Estudos revelam que o Brasil poderá ter, de 2023 a 2025, mais de 74 mil novos casos Câncer de mama: diagnóstico precoce aumenta 95% as chances de cura - De acordo com dados do INCA, a estimativa é de 73.610 novos casos de câncer de mama no ano até 2025

Como fazer a AEDO?

  • Para realizar a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, o interessado preenche um formulário diretamente no site www.aedo.org.br, que é recepcionado pelo Cartório de Notas selecionado.
  • Em seguida, o tabelião agenda uma sessão de videoconferência para identificar o interessado e coletar a sua manifestação de vontade.
  • Uma vez emitido, o futuro doador deverá preencher o formulário da página inicial do site com seus dados e indicar quais órgãos gostaria de doar – medula, intestino, rim, pulmão, fígado, córnea, coração ou todos.
  • Após preenchido o formulário, o cidadão selecionará o Cartório de Notas que fará a emissão da AEDO e assinará o documento com seu Certificado Digital Notarizado, instalado no celular.
  • Por fim, o documento será gerado automaticamente e integrará a Central de Doadores de Órgãos imediatamente. Ele fica disponível para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes. A plataforma está acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer dispositivo com acesso à internet.
  • O cidadão então poderá informar sua família da existência do documento para facilitar a busca futura. O documento pode ser revogado a qualquer momento pelo solicitante.
  • Fonte: Sinoreg-ES

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA