Senador capixaba Marcos do Val utilizou plataforma temporariamente suspensa no país para publicar imagem em que aparece dormindo na porta do Senado Federal
Por Robson Maia
O senador capixaba Marcos do Val (Podemos-ES) voltou a polemizar nas redes sociais, em novo protesto contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O parlamentar contestou o bloqueio do seu salário determinado pelo magistrado, e publicou uma foto em que aparece dormindo na porta do Senado Federal,
A imagem foi publicada no X (antigo Twitter), rede social atualmente proibida no país por determinação do STF. Ainda assim, Do Val se utilizou da plataforma para protestar contra a determinação de Moraes, alegando estar impossibilitado de exercer o mandato.
“Brasil, você não vai acreditar nisso! Cheguei hoje mais cedo para ficar no plenário, e eles simplesmente me impediram de entrar. O ditador está descaradamente assumindo o controle mesmo sobre o Senado! Mas vou dormir aqui, na porta do Plenário do Senado Federal. Aos meus colegas deputados, quanto mais humilhação devemos suportar? Que exemplo são estamos a preparar para o povo brasileiro? Exijo que os outros ministros do Supremo Tribunal Federal toma medidas imediatas contra Alexandre De Moraes”.
Na última terça-feira (3), o parlamentar capixaba afirmou ao Globo que dormiria no Plenário da Casa, segundo ele, por estar sem recursos financeiros. No entanto, servidores do Senado negam que o parlamentar tenha permanecido durante a madrugada nos dias seguintes à declaração.
Em agosto, Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de todas as contas bancárias e bens do parlamentar, incluindo a conta por meio da qual ele recebe seu salário. Do Val chegou a publicar em suas redes uma captura de tela em que aparece com o saldo negativo.
No último dia 27, Moraes recuou parcialmente da decisão, mas impôs que Do Val não receba mais do que 30% dos seus vencimentos.