De acordo com especialista, o ideal é dormir de seis a oito horas antes de pegar a estrada; veja outras dicas
Por Redação
A sonolência é uma das principais causas de acidentes de trânsito, especialmente no período de férias, quando as viagens aumentam o fluxo de veículos nas estradas. “Além dos motoristas que estão em viagem, há aqueles que trabalham em turnos ou dirigem por mais horas do que o recomendado”, ressalta a especialista em Medicina do Sono e presidente da Associação Brasileira do Sono – Regional ES, Jessica Polese.
A médica destaca que, enquanto as campanhas contra a combinação de álcool e direção têm se mostrado cada vez mais eficazes, outras causas de acidentes, como a sonolência, ainda precisam ser mais discutidas para aumentar a conscientização pública. “Com festas e feriados, muitas pessoas arriscam dirigir cansadas, após baladas ou sem o descanso adequado”, alerta.
A especialista recomenda que, antes de pegar a estrada, é fundamental dormir de seis a oito horas. “Não adianta tirar pequenos cochilos. Se a viagem for longa, pare em um local seguro para esticar as pernas e descansar. Lembre-se, dormir não é um luxo, é uma questão de segurança”, enfatiza Jessica.
Jessica também alerta sobre o uso de estimulantes. “Eles podem deixar o indivíduo muito agitado, o que é perigoso no trânsito. Além disso, esses medicamentos não perdem o efeito de maneira gradual, mas sim rapidamente, pegando o motorista de surpresa. Ele pode não perceber que está ficando sonolento e, quando se dá conta, já dormiu, porque estava muito cansado e deveria ter parado de dirigir ao sentir a necessidade de tomar os estimulantes”, explica. (Com informações de Patrícia Battestin)
Confira abaixo algumas dicas de segurança para não dormir ao volante:
- Durma bem e tenha momentos suficientes de descanso;
- Procure ter uma alimentação saudável;
- Evite comer muita coisa antes de dirigir, porque isso pode deixá-lo sonolento
- Beba água pois, se ficar desidratado, você pode passar mal enquanto estiver no volante
- Não tome remédios e nem use drogas para aumentar seu rendimento na estrada
- Se sentir cansaço físico ou mental, pare em algum ponto e relaxe
- Aproveite as paradas para se alongar e movimentar o corpo
Fonte: Proteauto
*Matéria publicada originalmente em 16 de janeiro de 2023 e atualizada.