Dica do Atleta: Lila Tavares, campeã mundial de Aquathlo

Foto: Arquivo / Next Editorial

“Capacete é obrigatório, mesmo em percursos pequenos. Luva é essencial”

Nesta edição, estreamos a seção “Dica do Atleta”, com orientações de esportistas para quem quer começar uma atividade ou nela se aprimorar. A triatleta Lila Tavares inaugura o espaço falando sobre o ciclismo. Para os amadores e profissionais, a prática só traz benefícios. Perde de peso, fortalecimento de pernas e glúteos, economia com gastos de gasolina e oportunidade de lazer em conjunto com a família são só algumas das vantagens.

Foto: Arquivo / Next Editorial

“O cuidado básico é a segurança. Capacete é obrigatório, mesmo em percursos pequenos. Luva é essencial; um pequeno deslize pode tornar seus dias tensos, pois ralar a mão causa ardor nas quedas. Além desses itens, uma bermuda e uma blusa de ciclismo farão toda a diferença no conforto e segurança.”

A campeã mundial patrocinada pela Samp garante: depois de algumas horas pedalando, o prazer é inevitável. “Pessoas se ‘viciam’ nessa sensação e passam horas e horas na bike. O exercício faz trabalhar o sistema cardiorrespiratório, melhorando o condicionamento físico e mental. Depressão, ansiedade e estresse podem ter consequências reduzidas, pois, assim como os demais exercícios físicos, andar de bicicleta aumenta a produção de endorfina, favorecendo o bem-estar.”

Você pode utilizar a bicicleta como meio de transporte ou então viajar e conhecer lugares onde nunca sonhou estar, até fora do país. E para cada proposta, há uma “magrela” ideal. “Existem modelos femininos, masculinos e infantis, com numerações específicas para sua altura. As bicicletas hoje são modernas. Há as de trilha, as de asfalto, as de triatlo…”

Foto: Arquivo / Next Editorial

Uma preparação física adequada também é importante, recomenda a esportista. “Fortalecer o core (região do abdômen) é essencial para evitar dores na lombar e na coluna. Já a região pélvica, nos primeiros dias de pedal, deve ficar sensível e dolorida. Isso é normal.  Depois de alguns dias em cima da bike, tudo se resolve.”

A matéria acima é uma republicação da Revista Samp nº 39. Fatos, comentários e opiniões contidos no texto se referem à época em que a matéria foi escrita.

Conteúdo Publicitário