24.4 C
Vitória
domingo, 8 DE dezembro DE 2024

Diálogos ES Brasil – Pós-eleições, quais os cenários para o mercado?

Os novos cenários para o mercado são colocados em debate pelo professor de Marketing Político, Darlan Campos, e o economista Sebastião Demuner

Por Amanda Amaral

As Eleições 2022 se encerraram no domingo (30) com o fim do segundo turno. Mas e agora? Quais serão as medidas econômicas e sociais previstas pelos novos eleitos? Como o mercado irá reagir ao atual cenário?

A vitória nas urnas foi garantida pela continuidade da gestão do atual governador do Estado, Renato Casagrande, e com o novo presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva. Entre os desafios, ambos terão que encarar a alta inflação no Brasil e, também, em países da Europa e nos EUA.

Para debater sobre esse cenário, a ES Brasil conversou com o consultor em Marketing Político, o professor Darlan Campos, e o membro do Conselho Federal de Economia (Corecon-ES), o economista Sebastião Demuner.

- Publicidade -

“Muitos dos resultados estaduais foram fortemente influenciados pela disputa geral”, afirmou Darlan Campos, que ressaltou que a disputa presidencial reuniu as duas maiores lideranças políticas do Brasil desde a Nova República.

Cenário político

Já Sebastião Demuner destacou que, o fato do governador Renato Casagrande ter apoiado o candidato Lula, pode ser positivo para o Estado. “Eu acredito que o Espírito Santo será um Estado beneficiado com relação a isso, mesmo tendo uma margem muito grande de eleitores bolsonaristas”, avaliou.

Cenário econômico 

O economista também avaliou o cenário atual de pós-pandemia em comparação ao período em que Lula assumiu em seu primeiro mandato, em 2002, quando o cenário mundial era mais favorável com relação à economia. “O grande desafio econômico do governo serão as medidas como o Auxílio Emergencial e os novos projetos que o Lula tentará emplacar e que prometeu em campanha”, comentou.

Resultado das eleições

Já com relação aos questionamentos sobre o resultado das eleições para presidente, o professor Darlan Campos acredita que não há espaço para contradições.

“A gente tem pouca margem para grandes mudanças, temos um dos principais órgãos do Brasil já declarando o resultado das eleições, confiando nos resultados. Temos as grandes democracias do Ocidente já manifestando congratulações ao Brasil pelo resultado das eleições. Tanto o presidente da Câmara quanto do Senado e, inclusive, adversários de Lula também já anunciaram o resultado”, disse.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA