21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

O Dia Mundial do Meio Ambiente e os desafios da humanidade

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente devemos refletir a nossa participação de como deixar um mundo melhor e mais equilibrado

Por Mirela Souto

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1972, e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Assim, esse dia não foi criado simplesmente para que tivéssemos um dia para comemorar, mas sim, para que pudéssemos prestar atenção na preservação ambiental, o que com certeza iria garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

- Continua após a publicidade -

No entanto, apesar de ser uma data tão emblemática, foram necessários outros alertas para mostrar a humanidade que não estávamos fazendo o nosso “dever de casa”. Em 1987 a Comissão Mundial do Meio Ambiente, criada pela ONU e presidida pela primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, lançou um documento intitulado “Nosso Futuro Comum” para disseminar a ideia de desenvolvimento sustentável como sendo aquele que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”. Mais tarde, em 1994, outro tema de relevância para o assunto foi tratado por John Elkington, considerado o “pai da sustentabilidade” quando apresentou ao mundo o tripé da sustentabilidade, o Triple Bottom Line, demonstrando a necessidade das boas práticas sociais, ambientais e econômicas no desenvolvimento dos negócios.

Assim, há muito tempo os alertas que tange a preservação ambiental e as questões sociais vêm acontecendo: aquecimento global, chuvas ácidas, perda da biodiversidade, pobreza, desequilíbrio climático, desmatamento e tantos outros impactos que ameaçam a vida na terra estão cada vez mais evidenciados. Além disso, as nações ainda não conseguiram criar um consenso sobre como agir em conjunto em prol do desenvolvimento sustentável.

Todos esses alertas e, sobretudo, os desafios evidenciados pela maior crise de saúde que estamos vivendo com a pandemia do novo Coronavírus, demonstram que nesse Dia Mundial do Meio Ambiente devemos refletir a nossa participação de como deixar um mundo melhor e mais equilibrado. Deixa evidente, ainda, que só conseguiremos atingir níveis ideais de sustentabilidade e melhorias gerais para com o meio ambiente quando cada indivíduo fizer a sua parte.

Mirela Souto é formada em administração de empresas, com especializações em Gerenciamento Avançado de Projetos pela FGV. É gestora de comunicação e imagem da Marca Ambiental.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba