21.4 C
Vitória
sexta-feira, 5 junho, 2020

Dia Mundial do Rock: paixão pela música e envolvimento com o ritmo

Leia Também

Crise tem maior impacto em negócios liderados por empreendedores mais velhos

Durante a pesquisa realizada pelo Sebrae e a FGV, foram ouvidos 10.384 empresários do setor, entre 30 de abril e 5 de maio, e mostrou que entre os entrevistados com 56 anos ou mais.

Prefeitura da Serra reduz burocracia para mais dez negócios

Na instrução normativa publicada na última segunda-feira (1°) foram incluídas mais 10 atividades na lista que já continha 150.

Petrobras eleva preço do gás de cozinha nas refinarias

O aumento também está relacionando ao consumo do gás de cozinha durante a pandemia, já que o isolamento social tem levado às famílias a cozinharem mais em casa.

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

O ritmo nascido na década de 1950, ganhou uma data durante festival que tinha como objetivo arrecadar fundos para pessoas na Etiópia

Hoje é dia de Rock bebê! Os riffs da guitarra, somados aos graves de contrabaixo, e à pegada da batera.  Uma combinação que causa ‘arrepio’ aos amantes de um dos ritmos mais conhecidos no mundo: o Rock N Roll . E nesta sábado (13) é comemorado o Dia Mundial do Rock, uma data especial para muitas pessoas que o curtem.

A data foi criada em 1985 pelo cantor e compositor inglês Phil Collins, durante sua apresentação no Live Aid. O festival visava arrecadar fundos em prol das pessoas que passavam necessidades na Etiópia. Desde então, a data é celebrada pelos roqueiros “de plantão”.

Público curtindo o Live Aid, em 1985./ Foto: Reprodução

Entretanto, nem os Estados Unidos, nem a Inglaterra, países culturalmente adeptos ao ritmo adotaram a data. O dia 13 de julho passou a ser mais aceito no Brasil, país mais influenciado pelo Samba e o Sertanejo.

Aqui no Brasil

Por aqui, passamos a celebrá-lo por volta de 1987. De acordo com o lendário Kid Vinil, em seu Almanaque do Rock, “só os brasileiros e as rádios rock levaram a data a sério”. E muito a sério mesmo.

A tecnóloga em Logística, Lorena Fraga, ouve Rock desde pequena por influência do pai e ele faz parte de sua vida. “Ouço todos os dias e quase o dia todo. Ouço para relaxar, dormir, distrair, trabalhar, qualquer coisa. Não importa o estado de humor. Acho que é meu remédio para tudo”, contou.

Fã de bandas como Led Zeppelin, AC/DC, Guns ‘N Roses e Iron Maiden, o analista de sistemas Renan Sales afirmou que o ritmo transmite boas energias. “Para mim, o Rock significa vitalidade. Gosto da sensação de inquietude que a batida proporciona, deixando-nos, até mesmo quando mais tímidos, batendo cabeça ou ao menos pé no chão”, destacou.

Estilos

O Rock é um dos estilos que mais varia. Desde quando foi criado na década de 1950, com os acordes e vocais de Elvis Presley, Chuck Berry e Bo Diddley, o classic rock encanta o público. Hoje, são vários tipos que atendem a todo tipo de público.

Apresentação de Elvis Presley em Tupelo, Mississippi, em 1956./ Foto: Roger Marshutz-MPTV

Na década de 1960, o ritmo foi marcado pelo psicodelismo trazido pela banda de Jim Morrison, o The Doors. Mas os riffs dos Beach Boys também fizeram sucesso, lançando assim o surf music. Já nos anos 1970, o hard rock surge para revolucionar o cenário.

Nos anos 1980, no Brasil, bandas como Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Titãs fizeram a cabeça de muitos fãs. Na década de 1990, o grunge foi um dos destaques no Rock. Nirvana foi a banda “sensação”, que arrastou multidões.

Mensagens

O ritmo é considerado um dos meios de comunicação com o público. As mensagens transmitidas por meio das letras carregam um forte sentimento. Claro que existem músicas com mensagens subliminares, mas nem todas são assim.

O servidor público Jorge Bezerra defendeu a ideia de que o estilo musical abrange diversos públicos pela diversidade de instrumentos. Para ele, isso cria uma conexão entre as pessoas, principalmente pelo fato das letras geralmente não serem sobre romance.

“O meu primeiro grande contato com o Rock foi em 1998, por intermédio de um amigo que “vivia” o ritmo, que fala sobre tudo, aventura, mistério, boas experiências de vida, como a Road Trippin’ do Red Hot Chili Peppers. Sai da mesmice das canções de amor”, finalizou.

 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Vida Capixaba

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 
Continua após publicidade