Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Foto: Leonardo Merçon / Instituto Últimos Refúgios

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, em 1972, e visa a garantir ações para a preservação do meio ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (05), é adotado por vários países a fim de preservar e discutir práticas para a melhora da vida no planeta. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

No Brasil, a Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente é a principal autoridade global responsável alertar a sociedade para a redução de produção e consumo excessivo de produtos poluentes.

De acordo com a ONU Meio Ambiente, um dos maiores problemas que o planeta enfrenta é o descarte indevido de plástico em mares, rios, praias, florestas, entre outros lugares. Por ano, são utilizadas mais de 5 trilhões de sacolas plásticas em todo o mundo.

Foto: Alain Bachellier / Flickr

E o problema não termina aí. A organização informou ainda que a cada minuto, 1 milhão de garrafas plásticas são consumidas e que 90% da água engarrafada contém microplásticos, o que também prejudica a saúde. Boa parte destas garrafas são descartadas em locais inapropriadas, o que pode acarretar a mortalidade da vida marinha, e um descontrole no bioma marinho.

Por isso, nesta terça, a ONU Meio Ambiente comemora a data promovendo a campanha “Mares Limpos”, que visa a evitar que o lixo se estenda aos ambientes marinhos e mobilize a sociedade e entidades governamentais para o problema que se tornar ainda maior no futuro.

Outro assunto considerado um agravante no meio é o aquecimento global. Enfrentá-lo tem sido um dos maiores desafios das populações ao redor do mundo. Atividades que provocam o desmatamento, como a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e derivados), a agropecuária, o desperdício de alimentos e a produção de energia elétrica, geram gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, que causam o aquecimento global e as alterações do clima no planeta.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, esse fenômeno tem piorado por causa dos atuais padrões de produção e consumo. “Como consequências temos a incidência de secas, enchentes, tempestades, derretimento das geleiras que ameaçam a disponibilidade de água, de alimentos e de energia no mundo todo – mesmo que a maioria não perceba a conexão entre esses problemas e as suas próprias atitudes”, enfatizou.

Semana do Meio Ambiente

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, criada por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse ações que tenham a finalidade de apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país.

Entre os dias 05 e 10 de junho, prefeituras, Ong’s, sociedade e demais órgãos envolvidos com o meio ambiente desenvolverão ações que visam a fazer a diferença no dia a dia.

Ações

Recentemente, a Pitú, empresa de exportação de cachaças, investiu R$ 1,6 milhão somente na equalização do tratamento de seus efluentes, com a aquisição de modernos equipamentos que proporcionam mais eficiência na reciclagem de resíduos líquidos e sólidos. No Brasil, 120 organizações já integram a rede de certificadas pelo Selo Verde Ecolmeia e já são multiplicadoras de boas práticas socioambientais.

Com a conquista do Selo Verde, a empresa se motivou a ampliar suas iniciativas e agregou duas novas ações no pilar social. A empresa promove educação ambiental aos estudantes do ensino médio da cidade por meio de visitas dirigidas ao Centro de Visitação da companhia, situado na própria fábrica. Além disso, apoia o Projeto Golfinho Rotador da Ilha Fernando de Noronha, considerado historicamente o berço da cana de açúcar no Brasil.

Na Grande Vitória, prefeituras e empresas estão preparando atividades especiais para celebrar a Semana do Meio Ambiente. Na Serra, por exemplo, a prefeitura do município vai presentear a população com mais 20 mil metros quadrados de área verde e de lazer no Parque da Cidade, em Laranjeiras.

A festa de inauguração da expansão do espaço terá apresentação da Banda Estrela dos Artistas, com participação do cantor mirim Jeremias Reis, vencedor do programa The Voice Kids 2019. O evento será a partir das 19h.

O Parque da Cidade, em Laranjeiras, foi expandido e a a inauguração será nesta quarta-feira (05). – Foto: Divulgação.

Com 117 mil metros quadrados, o local é o maior parque urbano do Estado, e ganhou novos jardins, playgrounds, pistas de caminhada, espaço para prática de calistenia, estacionamento para ônibus, passarela de madeira, calçada cidadã e gradio no entorno da expansão, entre outras melhorias. O investimento é de R$ 2,3 milhões.

Em Vitória será realizado o Circuito Ambiental, que promoverá ações em diversos espaços da cidade até o dia 13. Oficialmente no calendário de comemorações da Prefeitura de Vitória a partir de 2017, o programa substitui a Feira do Verde, que ocorria, anualmente, na Praça do Papa. Confira a programação completa!

“Uma das principais metas é fortalecer o trabalho educacional, sensibilizando e conscientizando a população de que ela pode ser uma grande parceira nas ações em defesa do meio ambiente”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Mais de 130 quilos de lixo foram recolhidos da Praia da Costa e do Morro do Moreno no último domingo (02). Deste montante, 36 quilos foram destinados à reciclagem. A ação fez parte de uma caminhada ecológica, que deu início à programação do Junho Verde em Vila Velha.

“Foi o pontapé inicial para as comemorações do mês do Meio Ambiente. Há uma iniciativa internacional em considerar o Meio Ambiente um patrimônio da humanidade. Vila Velha é uma cidade exuberante e repleta de recursos naturais tão bonitos e que devem ser uma alavanca para o desenvolvimento econômico”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, José Vicente de Sá Pimentel.

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!