25.5 C
Vitória
sábado, 29 janeiro, 2022

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Foto: Leonardo Merçon / Instituto Últimos Refúgios

Em 1972, a data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, e visa a garantir ações para a preservação do meio ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (05), é adotado por vários países a fim de preservar e discutir práticas para melhorar a vida no planeta. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

No Brasil, a Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente é a principal autoridade global responsável alertar a sociedade para a redução de produção e consumo excessivo de produtos poluentes.

De acordo com a ONU Meio Ambiente, um dos maiores problemas que o planeta enfrenta é o descarte indevido de plástico em mares, rios, praias, florestas, entre outros lugares. Por ano, são utilizadas mais de 5 trilhões de sacolas plásticas em todo o mundo.

Foto: Alain Bachellier / Flickr

E o problema não termina aí. A organização informou ainda que a cada minuto, 1 milhão de garrafas plásticas são consumidas e que 90% da água engarrafada contém microplásticos, que também prejudicam a saúde. Boa parte destas garrafas são descartadas em locais inapropriados, o que pode acarretar a mortalidade da vida marinha e um descontrole no bioma marinho.

Outro assunto considerado um agravante no meio é o aquecimento global. Enfrentá-lo tem sido um dos maiores desafios das populações ao redor do mundo. Atividades que provocam o desmatamento, como a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e derivados), a agropecuária, o desperdício de alimentos e a produção de energia elétrica, geram gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, que causam o aquecimento global e as alterações do clima no planeta.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, esse fenômeno tem piorado por causa dos atuais padrões de produção e consumo. “Como consequências temos a incidência de secas, enchentes, tempestades, derretimento das geleiras que ameaçam a disponibilidade de água, de alimentos e de energia no mundo todo – mesmo que a maioria não perceba a conexão entre esses problemas e as suas próprias atitudes”, enfatizou.

Semana do Meio Ambiente

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, criada por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse ações que tenham a finalidade de apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país.

Entre os dias 05 e 10 de junho, prefeituras, ONG’s, sociedade e demais órgãos envolvidos com o meio ambiente desenvolverão ações que visam a fazer a diferença no dia a dia.

Ações

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as ações neste ano serão on-line. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), promove, hoje, uma solenidade virtual em comemoração à data. O evento acontece às 10 horas e será transmitido pelas mídias sociais do Governo do Estado.

A programação conta com a posse dos membros do Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas; a assinatura do Decreto de Regulamentação da Política Estadual de Governança e Segurança de Barragens; além do lançamento do Aplicativo sobre Qualidade do Ar na Região Metropolitana e da Cartilha de Segurança de Barragens. O governador Renato Casagrande também assinará projetos de lei que serão encaminhados à Assembleia Legislativa.

Na Grande Vitória, prefeituras também estão preparando atividades especiais para celebrar a Semana do Meio Ambiente. Em Vitória, será lançada, hoje (05), uma campanha de conscientização e acontecerá um “quiz” com os moradores nas redes sociais da PMV, de acordo com a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.

Já no sábado (6), das 8h30 às 17h30, será realizado, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o seminário on-line “Educação Ambiental em tempos de Covid-19: Compartilhando Saberes”, na plataforma BigBlueButton (BBB).

A Prefeitura de Vila Velha promove, de forma virtual, em suas redes sociais, uma série de lives para celebrar o meio ambiente. Além das lives, uma série de vídeos caseiros de curta duração para a conscientização ambiental e o cuidado com o outro no período de Pandemia será postado durante a semana, nas mídias sociais da prefeitura. Entre os temas estão Higienização das compras de supermercado ao chegar em casa, Higienização de PETs após ida à rua, entre outros.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade