22.4 C
Vitória
quarta-feira, 20 janeiro, 2021

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Em 1972, a data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, e visa a garantir ações para a preservação do meio ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (05), é adotado por vários países a fim de preservar e discutir práticas para melhorar a vida no planeta. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

No Brasil, a Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente é a principal autoridade global responsável alertar a sociedade para a redução de produção e consumo excessivo de produtos poluentes.

De acordo com a ONU Meio Ambiente, um dos maiores problemas que o planeta enfrenta é o descarte indevido de plástico em mares, rios, praias, florestas, entre outros lugares. Por ano, são utilizadas mais de 5 trilhões de sacolas plásticas em todo o mundo.

Foto: Alain Bachellier / Flickr

E o problema não termina aí. A organização informou ainda que a cada minuto, 1 milhão de garrafas plásticas são consumidas e que 90% da água engarrafada contém microplásticos, que também prejudicam a saúde. Boa parte destas garrafas são descartadas em locais inapropriados, o que pode acarretar a mortalidade da vida marinha e um descontrole no bioma marinho.

Outro assunto considerado um agravante no meio é o aquecimento global. Enfrentá-lo tem sido um dos maiores desafios das populações ao redor do mundo. Atividades que provocam o desmatamento, como a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e derivados), a agropecuária, o desperdício de alimentos e a produção de energia elétrica, geram gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, que causam o aquecimento global e as alterações do clima no planeta.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, esse fenômeno tem piorado por causa dos atuais padrões de produção e consumo. “Como consequências temos a incidência de secas, enchentes, tempestades, derretimento das geleiras que ameaçam a disponibilidade de água, de alimentos e de energia no mundo todo – mesmo que a maioria não perceba a conexão entre esses problemas e as suas próprias atitudes”, enfatizou.

Semana do Meio Ambiente

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, criada por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse ações que tenham a finalidade de apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país.

Entre os dias 05 e 10 de junho, prefeituras, ONG’s, sociedade e demais órgãos envolvidos com o meio ambiente desenvolverão ações que visam a fazer a diferença no dia a dia.

Ações

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as ações neste ano serão on-line. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), promove, hoje, uma solenidade virtual em comemoração à data. O evento acontece às 10 horas e será transmitido pelas mídias sociais do Governo do Estado.

A programação conta com a posse dos membros do Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas; a assinatura do Decreto de Regulamentação da Política Estadual de Governança e Segurança de Barragens; além do lançamento do Aplicativo sobre Qualidade do Ar na Região Metropolitana e da Cartilha de Segurança de Barragens. O governador Renato Casagrande também assinará projetos de lei que serão encaminhados à Assembleia Legislativa.

Na Grande Vitória, prefeituras também estão preparando atividades especiais para celebrar a Semana do Meio Ambiente. Em Vitória, será lançada, hoje (05), uma campanha de conscientização e acontecerá um “quiz” com os moradores nas redes sociais da PMV, de acordo com a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.

Já no sábado (6), das 8h30 às 17h30, será realizado, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o seminário on-line “Educação Ambiental em tempos de Covid-19: Compartilhando Saberes”, na plataforma BigBlueButton (BBB).

A Prefeitura de Vila Velha promove, de forma virtual, em suas redes sociais, uma série de lives para celebrar o meio ambiente. Além das lives, uma série de vídeos caseiros de curta duração para a conscientização ambiental e o cuidado com o outro no período de Pandemia será postado durante a semana, nas mídias sociais da prefeitura. Entre os temas estão Higienização das compras de supermercado ao chegar em casa, Higienização de PETs após ida à rua, entre outros.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Sicoob inicia 2021 com recordes de movimentações financeiras

Instituição tem atuado para facilitar acesso a produtos e serviços financeiros aos seus mais de 5 milhões de cooperados

Situação de emergência em 9 municípios

Este ano o governo já reconheceu cenário crítico em 54 cidades

Concessão da Codesa: o que muda!

A Federação das Indústrias do Espírito Santo promoveu uma audiência para esclarecer o setor produtivo sobre o processo de desestatização da Codesa, a Companhia Docas do ES

Asilos de vitória começam a vacinação

Vitória começou hoje (19), a imunização contra a covid-19 em asilos da capital

Esperança! Espírito Santo da início a vacinação

Ao todo 101.320 mil doses foram disponibilizadas para o estado e serão distribuídas para os municípios referencia em um primeiro momento

Banco de leite do Himaba registra baixa

O Himaba faz um apelo para que as mães que estejam amamentando façam a sua doação de leite humano

ES Brasil Digital

ESBrasil-184 - Retrospectiva
Continua após publicidade

Fique por dentro

Produção agropecuária de 2020 alcança R$ 871 bilhões

as variáveis determinantes para os resultados estão relacionadas aos preços dos produtos no mercado interno

Balança comercial do agronegócio soma US$ 100,81 bilhões em 2020

esses setores foram responsáveis por 80% das exportações do agronegócio em 2020, contra os 78,9% de participação registrados em 2019

Conab estima colheita de 264,8 milhões de toneladas de grãos

A Conab ressalta que, neste quarto levantamento, houve uma revisão da periodicidade e metodologia do quadro de oferta e demanda de arroz

2ª onda não tem mesmas consequências econômicas da 1ª

Bruno Serra afirmou também que a instituição precisou adotar um grau de estímulo monetário "forte" no Brasil

Vida Capixaba

prêmio de fotografia ‘As belezas que Anchieta viu’

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) divulgou, nesta terça-feira (19), o resultado do prêmio de fotografia “As belezas que Anchieta viu”

Novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Oito novas espécies de insetos foram descobertas na região norte do Espírito Santo

Festival verão sem aglomeração

O Festival de Verão sem Aglomeração acontece de 18 a 23 de janeiro

Vai um queijinho aí?

O município de Ibitirama ganhou sua primeira agroindústria, o negócio é uma queijaria e foi o primeiro estabelecimento de 2021
Continua após publicidade