Os shoppings, assim como o setor de bares e restaurantes, também fizeram suas próprias estimativas para o Dia dos Namorados
Por Amanda Amaral
O Dia dos Namorados, comemorado no domingo (12), vai movimentar R$ 79 milhões na economia capixaba, segundo informações da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírto Santo (Fecomércio). O resultado representa um acréscimo de 9,7% com relação ao mesmo período em 2021.
O destaque é o setor de vestuário, calçados e acessórios, que deve concentrar 50% deste faturamento. Já eletroeletrônicos e utilidades domésticas, 12,0%. Os namorados devem gastar em média R$ 300,00 para agradar o parceiro.
O mercado de trabalho formal e as vendas do comércio tem mantido um ritmo de crescimento que tem sustentado expectativas mais positivas, segundo a Fecomércio-ES.
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Bares e restaurantes
Somente o setor capixaba de bares e restaurantes aguarda alta no faturamento de, em média, 20% quando comparado ao ano passado, segundo o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Espírito Santo (SindBares).
“O momento é muita expectativa do segmento de bares e restaurantes capixabas. A data neste ano cai num final de semana, o que favorece a vinda dos casais apaixonados durante todo o dia de sábado e domingo”, aponta Fabiano Ongaratto, presidente do Sindbares.
No sudeste do país, espera-se, em média, uma alta de 25%, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). “Segundo a última pesquisa da Abrasel, muitos estabelecimentos não têm conseguido repassar integralmente para o cardápio o aumento de custos. Cerca de 33% não estão conseguindo reajustar o menu e 45% dos bares e restaurantes fizeram reajustes abaixo da inflação média, o que atrai ainda mais o consumidor”, comenta Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Shoppings capixabas
Em razão do Dia dos Namorados, os shoppings no Espírito Santo estimam crescimento de 20% das vendas, mas com relação à 2019, período que antecede à pandemia da Covid-19. As informações são do coordenador estadual da Abrasce, Raphael Brotto, que também é diretor do Shopping Vitória.